Rússia x Ucrânia

Internacional Foto mostra navio russo Moskva momentos antes de afundar

Foto mostra navio russo Moskva momentos antes de afundar

Cruzador foi atingido por mísseis lançados pelo Exército ucraniano; naufrágio foi considerado uma vitória de Kiev diante de Moscou

  • Internacional | Do R7

Navio Moskva afundou após ser atacado pelo Exército ucraniano

Navio Moskva afundou após ser atacado pelo Exército ucraniano

Reprodução

Circula na internet uma foto dos últimos momentos do cruzador russo Moskva antes de afundar no mar Negro.

O Moskva foi fotografado com uma grande coluna de fumaça preta saindo de sua porção traseira. É possível ver que já havia certa inclinação para o lado esquerdo, uma indicação de que o navio estaria prestes a naufragar.

Inicialmente, o Ministério da Defesa da Rússia negou o ataque ucraniano e chegou a afirmar que havia acontecido uma explosão dentro da própria embarcação. No entanto, os EUA confirmaram que pelo menos dois mísseis foram lançados contra a embarcação.

Segundo um portal russo, pelo menos 37 pessoas morreram no naufrágio. Estima-se que estavam embarcadas 500 pessoas e que aproximadamente 100 ficaram feridas.

O ataque bem-sucedido contra o navio militar russo foi considerado uma vitória de Kiev. O Moskva era a mais importante embarcação da Rússia no mar Negro.

O Moskva começou suas operações na era soviética, em 1983, e participou da intervenção russa na Síria a partir de 2015.

O navio ganhou notoriedade no início da guerra na Ucrânia, ao se envolver no ataque contra a ilha das Serpentes, quando 19 marinheiros ucranianos foram capturados e trocados por prisioneiros russos.

Últimas