Foto mostra navio russo Moskva momentos antes de afundar
Cruzador foi atingido por mísseis lançados pelo Exército ucraniano; naufrágio foi considerado uma vitória de Kiev diante de Moscou
Internacional|Do R7
Circula na internet uma foto dos últimos momentos do cruzador russo Moskva antes de afundar no mar Negro.
O Moskva foi fotografado com uma grande coluna de fumaça preta saindo de sua porção traseira. É possível ver que já havia certa inclinação para o lado esquerdo, uma indicação de que o navio estaria prestes a naufragar.
Inicialmente, o Ministério da Defesa da Rússia negou o ataque ucraniano e chegou a afirmar que havia acontecido uma explosão dentro da própria embarcação. No entanto, os EUA confirmaram que pelo menos dois mísseis foram lançados contra a embarcação.
Segundo um portal russo, pelo menos 37 pessoas morreram no naufrágio. Estima-se que estavam embarcadas 500 pessoas e que aproximadamente 100 ficaram feridas.
O ataque bem-sucedido contra o navio militar russo foi considerado uma vitória de Kiev. O Moskva era a mais importante embarcação da Rússia no mar Negro.
Leia também
O Moskva começou suas operações na era soviética, em 1983, e participou da intervenção russa na Síria a partir de 2015.
O navio ganhou notoriedade no início da guerra na Ucrânia, ao se envolver no ataque contra a ilha das Serpentes, quando 19 marinheiros ucranianos foram capturados e trocados por prisioneiros russos.