O papa Francisco, que chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22) para a Jornada Mundial no Rio de Janeiro, é o primeiro líder da igreja católica a pertencer a ordem dos jesuítas. Por isso, ele abdicou de vários luxos particulares e aceitou inclusive a f...
O papa Francisco, que chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22) para a Jornada Mundial no Rio de Janeiro, é o primeiro líder da igreja católica a pertencer a ordem dos jesuítas. Por isso, ele abdicou de vários luxos particulares e aceitou inclusive a ficar num quarto mais humilde na residência oficial da Arquidiocese do Rio, no alto do Sumaré, na zona norte da capital carioca.
Mas, o que mais ressaltou o voto pela pobreza foi seu discurso no palácio das Guanabara, sede do governo de Estado. Para um grupo de convidados e autoridades, e ao lado da presidente Dilma Rousseff, ele afirmou:
—Não tenho ouro, nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo!
Além disso, a autoridade religiosa abriu mão de usar um utilitário esportivo blindado da Mercedes-Benz para andar com um modesto monovolume durante sua primeira visita ao país.
Entretanto, sua postura humilde contrasta com a tradição luxuosa dos palácios do Vaticano e seus tesouros históricos