Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França acolhe 31 mulheres vítimas de extremistas islâmicos

Amparo corresponde a compromisso firmado entre o presidente Macron e a ativista iraquiana Nadia Murad, vencedora do prêmio Nobel da Paz

Internacional|Da EFE

França recebeu vítimas de grupo jihadista Daesh
França recebeu vítimas de grupo jihadista Daesh França recebeu vítimas de grupo jihadista Daesh

A França recebeu nesta quinta-feira 31 mulheres yazidis vítimas da violência do grupo jihadista Daesh (também conhecido como Estado Islâmico) que chegaram ao país acompanhadas dos filhos e serão acolhidas em distintos departamentos franceses.

Os ministérios de Interior e Relações Exteriores afirmaram em comunicado conjunto que o grupo, cujo número total de pessoas não foi revelado, viajou da cidade iraquiana de Erbil e aterrissou nesta manhã no aeroporto de Toulouse-Blagnac, no sul da França.

Leia também

No dia 19 de dezembro de 2018, o país recebeu pela primeira vez 16 famílias, todas integradas por mulheres com os filhos. No dia 22 de maio, chegaram outras 28.

O amparo corresponde ao compromisso firmado em outubro do ano passado entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e a ativista iraquiana Nadia Murad, vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2018.

Publicidade

Em encontro no Palácio do Eliseu, Macron prometeu que a França acolheria cem mulheres yazidis vítimas do EI no Iraque e na Síria liberadas do grupo jihadista, mas sem atendimento nos campos de refugiados do Curdistão iraquiano.

Os ministérios de Interior e Relação Exteriores explicaram que a França garantirá proteção, segurança, educação e um acompanhamento médico e social a essas mulheres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.