Internacional França pede a formação rápida de um governo 'forte' na Alemanha

França pede a formação rápida de um governo 'forte' na Alemanha

Partido Social Democrata lidera as eleições legislativas alemãs, seguido pelos conservadores da atual chanceler Angela Merkel

AFP
A França, que assume a presidência temporária da UE no início de 2022, pediu a formação rápida de um governo "forte" na Alemanha

A França, que assume a presidência temporária da UE no início de 2022, pediu a formação rápida de um governo "forte" na Alemanha

Pexels

A França, que assume a presidência temporária da União Europeia (UE) no início de 2022, pediu nesta segunda-feira (27) a formação rápida de um governo "forte" na Alemanha, onde as eleições legislativas do último domingo deixaram um palco aberto.

"É do interesse da França que um governo alemão forte se forme rapidamente", disse o secretário de Estado para assuntos europeus, Clément Beaune, ao canal França 2. 

Para o francês, "na Europa, ser forte sozinho é inútil, porque você não consegue reformas nos investimentos, na economia, na energia, se você não tem parceiros europeus".

O Partido Social Democrata SPD, cujo candidato é Olaf Scholz, lidera as eleições legislativas, seguido por uma pequena margem pelos conservadores da atual chanceler Angela Merkel, representados por Armin Laschet.

Ambos prometeram alcançar um governo até dezembro. Na ausência de uma maioria clara, ambientalistas e liberais aparecem como parceiros-chave em um executivo de coalizão com os social-democratas ou os conservadores, ou ambos.

Clément Beaune saudou a necessidade de todas essas forças serem "pró-europeias" e reconheceu que com os social-democratas será "mais fácil" discutir regras fiscais e, com os conservadores, a defesa e a segurança.

Últimas