População já pode voltar às ruas das França
Charles Platiau/Reuters – 10.05.2020A França registrou 70 novas mortes, neste domingo (10), por covid-19, o menor saldo diário desde o começo do confinamento, em 17 de março, e teve até agora 26.380 óbitos causados pelo novo coronavírus, 16.642 deles em hospitais e 9.738 em asilos e casas de recuperação, segundo informações das autoridades sanitárias.
Na véspera do início da saída gradual da quarentena, o país europeu tem 22.569 pacientes internados devido ao vírus SARS-CoV-2, após ter registrado 253 internações no último dia.
Entre essas pessoas, 2.776 estão em serviços de terapia intensiva, com 38 internações de ontem para hoje. Entretanto, há 36 pacientes a menos no total.
As quatro regiões do noroeste da França, incluindo a de Paris, são as mais atingidas, respondendo por 72% do contágio no país, enquanto a incidência hospitalar no restante do território é bastante baixa.
A população poderá voltar às ruas sem explicar oficialmente o motivo, o que é requerido até agora, embora o governo recomende a manutenção do teletrabalho e de medidas de distanciamento social, especialmente para pessoas vulneráveis.
O uso de máscaras será obrigatório nos transportes públicos, e as lojas poderão reabrir ao público, com exceção de cafés, bares e restaurantes.
Além disso, entre 86% e 89% das escolas do país serão reabertas para acomodar crianças do ensino fundamental e médio, embora com uma capacidade máxima de 15 alunos por turma.