Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Fumaça dos incêndios da Califórnia chega até Nova York

As cinzas e fumaça geradas pelos grandes incêndios florestais na Costa Oeste estão atravessando o país e chegando até a maior cidade dos EUA

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Pôr do sol ficou diferente em Nova York
Pôr do sol ficou diferente em Nova York

São 4.586 quilômetros de distância entre a cidade de Paradise, na Califórnia, e Nova York, o que equivale a 43 horas de viagem em um carro. Ainda assim, as cinzas geradas pelos incêndios florestais que atingem o estado da Costa Oeste estão chegando do outro lado dos Estados Unidos.

A fumaça carregada por milhares de quilômetros mudou a paisagem de Nova York no outono. Na última segunda-feira (19), os nova-yorkinos registraram a chegada de um nevoeiro na cidade, o que não é comum nesta época do ano.

Gary Szatkowski, um meteorologista norte-americano, confirmou o fato em seu Twitter, anexando um mapa do NOAA (Agência de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), que mostra o deslocamento da fumaça, através das correntes de ar.

A fumaça não deve causar problemas de saúde na população, já que está diluída no ar.


Segundo especialistas, a fumaça pode até alterar o pôr do sol, deixando o astro mais destacado.

Leia também

Correntes de ar


O transporte de fumaça e cinzas por longas distâncias é um fenômeno comum em casos como os de erupções vulcânicas, que lançam detritos em correntes de ar a grande altitude.

No caso dos incêndios florestais da Califórnia, isso também ocorre com algum frequência. Na temporada de incêndios do ano passado, as cinzas cobriram boa parte do território dos EUA.

Os incêndios na Califórnia já deixaram 82 mortos e mais de 600 desaparecidos. A chuva que se aproxima da região deve atrapalhar as buscas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.