Furacão Nicole perde força e vira tempestade tropical após tocar o solo na Flórida
Com ventos máximos de 110 quilômetros por hora, o furacão passou também pelas Bahamas antes de chegar aos EUA
Internacional|Do R7
A tempestade tropical Nicole perdeu força depois de tocar o solo nesta quinta-feira (10) no estado da Flórida (sul dos Estados Unidos), onde foram emitidas ordens de evacuação obrigatória em quatro condados.
"Nicole toca o solo na costa leste da Flórida, ao sul de Vero Beach", afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em um comunicado curto, divulgado às 3h locais (5h de Brasília).
Depois de tocar o solo, Nicole perdeu força e passou de furacão de categoria 1 para tempestade tropical, informou o NHC em um comunicado divulgado uma hora mais tarde.
Com ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora, Nicole passou pelas Bahamas a caminho da costa da Flórida.
A tempestade tropical é um fenômeno incomum nesta época do ano e ocorre algumas semanas depois da passagem do furacão Ian, que deixou mais de 100 mortos na Flórida.
As autoridades emitiram um alerta de furacão para a costa leste da Flórida, da cidade de Boca Raton até a divisa entre os condados de Flagler e Volusia, informou o NHC. Quatro condados da Flórida ativaram ordens de evacuação obrigatórias.
No total, 45 dos 67 condados do estado se encontravam em situação de emergência, afirmou o governador Ron DeSantis.
Nicole avança em direção ao Centro Espacial Kennedy, que fica perto da cidade de Orlando, de onde será lançado o megafoguete SLS, o mais potente da história da Nasa.
Na terça-feira (8), a agência espacial americana anunciou um novo adiamento do envio de sua missão não tripulada à Lua, devido ao furacão Nicole.
A tentativa de lançamento, inicialmente programado para 14 de novembro, agora está prevista para 16 de novembro, anunciou Jim Free, administrador associado da Nasa para desenvolvimento de sistemas de exploração.