General americano é nomeado novo comandante militar da Otan
Fluente em russo, Christopher Cavoli exerce o cargo de chefia das forças dos EUA na Europa e na África desde 2020
Internacional|Do R7
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) nomeou o general norte-americano Christopher Cavoli Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa nesta terça-feira (3), em um momento de tensão pela invasão russa à Ucrânia.
Sua nomeação foi aprovada pelo Conselho do Atlântico Norte em substituição ao general Tod D. Wolters em uma cerimônia prevista no quartel-general das Potências Aliadas da Europa na localidade belga de Mons, informou a Otan.
Cavoli é filho de um oficial ítalo-americano, nascido em plena Guerra Fria em Würzburg, na então Alemanha Ocidental, e foi criado nas bases militares nas quais o pai serviu.
Militar fluente em russo, está em serviço desde 1987 e exerce o cargo de comandante das forças norte-americanas na Europa e na África desde 2020, que estão estacionadas em Wiesbaden, na Alemanha.
O cargo de comandante militar da Otan sempre recai em um oficial norte-americano e os europeus nomeiam o secretário-geral da organização, atualmente conduzida pelo norueguês Jens Stoltenberg, cuja missão foi prolongada pela guerra na Ucrânia.