Internacional Governo da RDC manda população deixar cidade após erupção

Governo da RDC manda população deixar cidade após erupção

Vulcão Nyiragongo entrou em erupção na noite de sábado na República Democrática do Congo criando um rio de lava

AFP
Nyiragongo entrou em erupção na noite de sábado

Nyiragongo entrou em erupção na noite de sábado

REUTERS/Djaffar Al Katanty

O governo ordenou na noite deste sábado (22) a saída de população da cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo, após a erupção do vulcão Nyiragongo, informou uma fonte oficial.

"Foi ativado o plano de esvaziamento da cidade", anunciou no Twitter o ministro das Comunicações, Patrick Muyaya. "O governo estuda as medidas urgentes que deve tomar a partir de agora." 

A decisão foi anunciada após uma reunião de emergência do governo sobre a atividade vulcânica em Goma. O Nyiragongo entrou em erupção na noite de sábado e um rio de lava descia de sua cratera rumo ao leste, na direção da fronteira com Ruanda.

A atividade repentina assustou a população. Milhares de pessoas fugiram do posto fronteiriço para o sul da cidade, e outras para o oeste, rumo à região de Masisi. "Há muita gente na estrada, muitos carros", descreveu um morador, que levava a família de carro para a localidade de Sake, pela estrada de Masisi. "Tem crianças, mulheres e idosos que vão caminhando, e com a chuva é complicado."

A região de Goma, na província de Kivu do Norte, vizinha a Ruanda e Uganda, é uma área com seis vulcões, entre eles os vizinhos Nyiragongo e Nyamuragira.

Últimas