Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo da Venezuela comemora dia da milícia

Juan Guaidó, líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro,  visita o castigado estado de Zulia, que sofre com cortes de energia elétrica

Internacional|

Juan Guaidó visita estado assolado pela falta de energia
Juan Guaidó visita estado assolado pela falta de energia Juan Guaidó visita estado assolado pela falta de energia

O governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, comemorará neste sábado (13) o dia da milícia, o que chama de sua primeira linha de defesa, enquanto o líder opositor Juan Guaidó irá a Zulia, um Estado petroleiro outrora rico que agora sofre cortes recorrentes de energia elétrica.

O governo de Maduro, sob pressão internacional encabeçada pelos Estados Unidos para que abandone o poder, convocou neste sábado um ato em Caracas lembrando uma tentativa de golpe de estado em abril de 2002 contra o então presidente Hugo Chávez, uma data em que também se celebra o dia das milícias.

A milícia, criada por Chávez em 2008, é formada por civis voluntários, depende da presidência e complementa as Forças Armadas.

Leia também

Maduro disse em dezembro que a milícia bolivariana tem 1,6 milhão de membros, mais do que o triplo registrado no início de 2018, quando eram "quase 400 mil" pessoas, e que sua principal missão é defender o território do que foi descrito como possíveis agressões externas pelos EUA, Colômbia e Brasil.

Publicidade

Guaidó, por sua vez, viajou na noite de sexta-feira a Maracaibo, capital do Estado de Zulia, no noroeste do país, para iniciar neste sábado um percurso por diferentes locais da quente região.

"Estamos aqui para constatar a situação... seu sofrimento", disse Guaidó a jornalistas depois de visitar a Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, patrona de Zulia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.