Logo R7.com
RecordPlus

Governo de Israel aprova acordo com o grupo terrorista Hamas para cessar-fogo em Gaza

Segundo comunicado, o país espera a ‘libertação de todos os reféns — tanto os vivos quanto os mortos’

Internacional|do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Israel aprovou um cessar-fogo em Gaza, conforme anunciado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
  • O acordo prevê a libertação de 20 reféns do Hamas e a busca pelos restos de outros 25.
  • Reféns serão trocados por 250 prisioneiros palestinos e 1.700 moradores de Gaza detidos por Israel.
  • O acordo inclui ajuda humanitária e reabertura da passagem de Rafah, com previsão de liberação dos reféns na próxima semana.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Governo de Netanyahu acredita que 20 reféns estejam vivos Reprodução/Record News - 09.10.2025

Israel aprovou nesta quinta-feira (9) o plano de cessar-fogo em Gaza. De acordo com comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ‘o governo acaba de aprovar o quadro para a libertação de todos os reféns — tanto os vivos quanto os mortos.’

A aprovação veio após o gabinete de Segurança e a os ministros da coalizão de Netanyahu avaliarem e referendarem os termos costurados pelos Estados Unidos. O presidente americano, Donald Trump, deve viajar ao Egito para uma assinatura do acordo e disse inclusive que visitaria Gaza.


Com a entrada em vigor do cessar-fogo, Israel terá um prazo de 24 horas para que suas forças recuem inicialmente e mantenham o controle de apenas 53% da Faixa de Gaza. A partir desse prazo, o Hamas terá 72 horas para libertar todos os reféns israelenses restantes no enclave.

Israel diz acreditar que cerca de 20 reféns do grupo terrorista Hamas ainda estejam vivos em Gaza e busca os restos mortais de outros 25. Segundo o plano, os reféns serão trocados por 250 prisioneiros palestinos que cumprem penas perpétuas e 1.700 moradores de Gaza presos por Israel durante a guerra.


Mais cedo, Khalil al-Hayya, o principal mediador do Hamas, afirmou que recebeu dos Estados Unidos e de outros países que participaram das negociações a garantia de que o acordo assinado ontem será cumprido, com o encerramento do conflito e um cessar-fogo permanente.

Hayya declarou que o acordo também prevê entrada de ajuda humanitária e a reabertura da passagem de Rafah.


Nesta quarta (8), Trump anunciou que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do plano de paz e que todos os reféns serão libertados nos próximos dias.

Em declaração concedida hoje, o presidente dos Estados Unidos afirmou que os reféns devem ser soltos na ‘segunda ou terça’ da próxima semana.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.