Internacional Governo de Tonga pede ajuda urgente às Nações Unidas

Governo de Tonga pede ajuda urgente às Nações Unidas

Atingido pela forte explosão vulcânica da semana passada, arquipélago no Pacífico tem milhares de pessoas ainda isoladas

Agência EFE

Kate Czerny / Força Aérea Australiana via EFE - EPA - 20.1.2022

O governo de Tonga solicitou assistência urgente das Nações Unidas para responder ao desastre causado pela recente erupção vulcânica e posterior tsunâmi que atingiram o país, segundo informou a organização internacional nesta quinta-feira (20).

Após receber o pedido, o coordenador-residente da ONU para o país, Sanaka Samarasinha, deu uma resposta oficial e está em contato próximo com as autoridades, disse aos repórteres Stéphane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas.

A ajuda humanitária começou a chegar a Tonga nesta quinta-feira por meio de aviões fretados por Nova Zelândia e Austrália e carregados com recipientes de água, geradores de energia, equipamentos de comunicação e outros itens essenciais.

De acordo com as Nações Unidas, as equipes que estudam as necessidades de assistência já chegaram à maior parte do território, incluindo as ilhas mais remotas, e o pessoal da organização está apoiando as análises do governo e seu trabalho de resposta.

Dujarric afirmou ainda que a ONU continua particularmente preocupada com o acesso à água potável para cerca de 50.000 pessoas, a maioria das quais agora depende de água engarrafada.

A violenta erupção no sábado (15) do Hunga Tonga Hunga Ha'apai e o tsunâmi que ela gerou, com ondas de até 15 metros de altura, mataram pelo menos três pessoas, embora se receie que o número possa ser maior com base na destruição provocada, com algumas ilhas totalmente devastadas pela catástrofe.

Os 105.000 habitantes desse arquipélago, formado por 169 ilhas, estão praticamente isolados desde que o desastre ocorreu devido ao rompimento de um cabo submarino, que está conectado a Fiji e fornece conexões telefônicas e de internet ao país.

Veja imagens de satélite de Tonga, antes e depois da erupção

Últimas