Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo dos EUA avalia possível benefício migratório a venezuelanos

Programa usado para receber refugiados em situação de risco poderia ser usado para ajudar venezuelanos, mas vem sido reduzido pelo governo Trump

Internacional|Da EFE

Segundo Abrams, EUA avaliam medida migratória
Segundo Abrams, EUA avaliam medida migratória

O governo dos Estados Unidos está avaliando a possibilidade de outorgar aos venezuelanos em território americano o chamado Status de Proteção Temporária (TPS, em inglês), um benefício migratório que lhes permitiria trabalhar e viver legalmente no país.

Em uma audiência no Senado nesta quinta-feira (7), o enviado especial dos Estados Unidos para a Venezuela, Elliott Abrams, afirmou que a possibilidade de outorgar o TPS aos venezuelanos "está sob consideração".

O senador democrata Ben Cardin lembrou que, no passado, os EUA abriram suas portas a quem fugia da "perseguição" e citou como exemplo o caso dos cubanos que fugiam do castrismo, que eram amparados sem restrições até meados dos anos 90.

- Acompanhe a cobertura da crise na Venezuela no R7 -


Diante dos senadores, Abrams explicou que os departamentos de Estado e de Segurança Nacional estão analisando as diferentes opções disponíveis para proteger os venezuelanos que já estão nos EUA e lembrou que 74.000 cidadãos da Venezuela pediram refúgio político no país.

Leia também

O TPS é um programa migratório criado em 1990 por meio do qual os EUA concedem permissões de forma extraordinária aos cidadãos de países afetados por conflitos bélicos ou desastres naturais.


Durante décadas, os Estados Unidos renovaram de maneira automática o TPS, mas o presidente Donald Trump decidiu acabar com algumas dessas permissões, argumentado que são temporárias e corresponde ao Congresso aprovar uma lei para regularizar a situação dos seus beneficiados.

Concretamente, nos últimos meses, Trump cancelou o TPS para países como Haiti, Nicarágua, El Salvador e Honduras; motivo pelo qual a concessão de um TPS para a Venezuela representaria uma ruptura na linha migratória que seguiu até agora.


Um grupo de legisladores dos dois partidos, democratas e republicanos, apresentou no Congresso um projeto de lei que busca outorgar o TPS para os venezuelanos.

Entre os solicitantes estão Cardin, o senador democrata Bob Mendéndez e o republicano Marco Rubio, que hoje presidiu uma audiência intitulada "As relações entre EUA e Venezuela e o caminho para uma transição democrática" no comitê de Relações Exteriores do Senado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.