Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Governo muda lei e todos os sul-coreanos amanhecem até dois anos mais jovens

País adotou nesta quarta-feira (28) o sistema internacional que calcula a idade das pessoas de acordo com a data de nascimento

Internacional|Do R7

Sul-coreana mostra sua idade antiga, 33 anos, e a nova, 31
Sul-coreana mostra sua idade antiga, 33 anos, e a nova, 31

Lee Jung-hee completaria 60 anos em 2024, mas com o fim do sistema tradicional de contagem da idade na Coreia do Sul a dona de casa rejuvenesceu um ano. E ela está muito feliz.

"É uma sensação boa", afirmou a sul-coreana à AFP. "Para pessoas como eu, que deveriam completar 60 anos no próximo ano, isto faz com que nos sintamos ainda jovens", brinca.

A Coreia do Sul é o último país do leste da Ásia que ainda utiliza um método de cálculo da idade que determina que a pessoa tem um ano quando nasce, por contar a gestação como parte da vida do cidadão.

Com o sistema, todos ficam mais velhos na virada do ano, e não na data de aniversário, o que significa que um bebê nascido em 31 de dezembro já tem dois anos em 1º de janeiro.


Mas a partir desta quarta-feira (28) o país adota oficialmente o sistema internacional que calcula a idade das pessoas de acordo com a data de nascimento, o que deixará todos os sul-coreanos um ou dois anos mais jovens.

"É confuso quando um estrangeiro pergunta quantos anos eu tenho porque sei que eles querem dizer a idade internacional, então tenho que fazer alguns cálculos", declarou em Seul à AFP Hong Suk-min.


Depois de uma pausa para pensar, Hong explica: tem 45 anos de acordo com o sistema internacional e 47 segundo o método tradicional coreano.

Feliz, mulher mostra a plaquinha com sua nova idade
Feliz, mulher mostra a plaquinha com sua nova idade

A mudança oficial terá um impacto limitado na prática, pois em vários aspectos administrativos, como a idade no passaporte, a idade mínima para julgamentos penais ou a idade de aposentadoria, o país já utilizava o sistema internacional.


Mas o governo acredita que a alteração vai acabar com a confusão de muitos idosos, que acreditam poder receber a pensão de aposentadoria com base na idade coreana.

UM CÁLCULO COMPLEXO

"Há uma diferença entre a idade que os coreanos usam na vida diária e sua idade legal e, devido ao problema, podem surgir várias disputas judiciais", afirmou o ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu, à AFP.

O ministro, que coordena a mudança, iniciou uma entrevista coletiva na segunda-feira (26) tentando explicar como os coreanos podem saber sua idade.

"Subtraia seu ano de nascimento do ano atual. Se seu aniversário já passou, esta é a sua idade. Se o seu aniversário não passou, subtraia um para saber sua idade", disse.

Outras questões, como o ano escolar, o início do serviço militar obrigatório ou a idade mínima legal para consumir bebida alcoólica, são determinadas por outro sistema, conhecido como "idade ano", que seguirá em vigor por enquanto, destacou Lee.

Pai e filho sul-coreanos revelam suas novas idades
Pai e filho sul-coreanos revelam suas novas idades

Isso significa, por exemplo, que uma pessoa nascida em 2004 — seja janeiro, seja dezembro — pode ser recrutada para o serviço militar a partir de 1º de janeiro de 2023, ano em que completará 19 anos.

O governo já anunciou que está aberto a revisar esse sistema com base na evolução das mudanças adotadas nesta semana, disse o ministro.

"IDADE IMPORTA"

"A idade realmente importa na cultura sul-coreana", explica a antropóloga Mo Hyun-joo, porque afeta o status social e determina os títulos e honrarias que devem ser usados com as outras pessoas.

"É difícil estabelecer uma comunicação com as outras pessoas sem saber a idade", acrescenta.

Os coreanos normalmente usam palavras como "unni" e "oppa", que significam irmã ou irmão mais velho, respectivamente, em vez dos nomes em uma conversa, destaca a antropóloga.

Por esse motivo, as escolas utilizam o sistema "idade ano", para que todos os alunos de uma turma tenham oficialmente a mesma idade e não estabeleçam distinções.

Porém, a cultura hierárquica de acordo com a idade foi um pouco neutralizada, e as escolas utilizam cada vez mais o sistema de contagem internacional, segundo a antropóloga.

No momento, muitos sul-coreanos celebram o rejuvenescimento com a nova legislação.

"Minha idade encolheu", brinca o estudante Yoon Jae-ha, da cidade portuária de Busan.

"Eu gosto de ser mais jovem, porque assim minha mãe cuidará de mim por mais tempo."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.