Grécia e Macedônia assinam acordo após três décadas de disputa
Ex-república iugoslava deverá receber o nome de República da Macedônia do Norte. O Parlamento dos dois países ainda precisa aprovar a decisão
Internacional|Pablo Marques, do R7 com Reuters
A Grécia e a Macedônia assinaram um acordo neste domingo (17) e colocaram um fim na disputa que durava quase três décadas. Os chanceleres dos dois países assinaram um acordo para renomear a ex-república iugoslava como República da Macedônia do Norte.
O acordo ainda exige a aprovação formal de ambos os parlamentos e um referendo na Macedônia. Há uma forte oposição da população grega e do presidente da Macedônia, que prometeu bloquear o acordo.
"Pouquíssimos acreditavam que seriamos capazes de deixar para trás 26 anos de uma disputa sem resultados", disse o primeiro ministro grego Alexis Tsipras.
No sábado (16), a oposição no Parlamento tentou uma moção de censura contra Tsipras, mas não teve êxito. Mais até 70% dos gregos são contra a mudança de nome, mostrou uma pesquisa de opinião do jornal Proto Thema.
"Temos uma responsabilidade histórica de que este acordo não será mantido em suspenso", disse Tsipras enquanto ele e sua contraparte da Macedônia, Zoran Zaev, recebiam aplausos após o anúncio do acordo