Grécia faz grande apreensão de Captagon, a 'droga dos jihadistas'
Navio que estava no porto de Piraeus, o principal do país, estava com 5 milhões de compromidos da droga a bordo; carga iria para Dubai
Internacional|Do R7
A polícia da Grécia apreendeu 5 milhões de comprimidos de Captagon, substância que é conhecida como a "droga dos jihadistas", escondidas em um navio que tinha atracado no porto de Piraeus, o principal do país, e procedente da Síria, informou nesta terça-feira (8) o jornal grego "Kathimerini".
O barco estava atracado há vários dias no porto de Piraeus e continuaria sua viagem até a Croácia para depois se dirigir a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), seu destino final.
De acordo com autoridades turcas, que participaram da operação conjuntamente com a polícia grega, o objetivo das escalas na Grécia e na Croácia era despistar as autoridades e evitar a interceptação do navio.
Leia também
O Captagon estava escondido em 540 placas de chumbo e dentro de cada um havia cerca de 10 mil pastilhas.
Captagon é o nome comercial de uma mistura de anfetamina e cafeína que funciona como estimulante, e que inibe a dor e a sensação de medo.
A substância ficou conhecida como "a droga dos jihadistas" pelo suposto uso que os combatentes do Daesh fazem dela.
A apreensão do navio e de sua carga aconteceu na segunda-feira (7), depois que os agentes do serviço turco de combate ao narcotráfico receberam uma denúncia a respeito e notificaram seus colegas gregos. Depois, as autoridades dos dois países fizeram uma inspeção conjunta da embarcação.
A agência americana de combate ao narcotráfico (DEA, na sigla em inglês), que tem um escritório permanente em Atenas, foi informada sobre a operação.
Um porta-voz da polícia grega não quis confirmar nem desmentir essa informação à Agência Efe e explicou que a investigação segue em aberto.
Em dezembro, a guarda costeira da Grécia confiscou 3 milhões de comprimidos de Captagon e seis toneladas de haxixe transportados em uma embarcação que também era proveniente da Síria.