Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Greve dos caminhoneiros ameaça deixar Portugal sem combustível

Até o momento, voos já foram cancelados e os portugueses fazem corrida aos postos de gasolina que já estão ficando sem reserva

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Aeroportos de Faro e Lisboa já foram afetados pela greve
Aeroportos de Faro e Lisboa já foram afetados pela greve Aeroportos de Faro e Lisboa já foram afetados pela greve

Cerca de 800 caminhoneiros cruzaram os braços em Portugal na última segunda-feira (15). O número pode parecer pequeno em um primeiro momento, mas não se enganem, esses homens estão a ponto de paralisar todo o país.

Esses motoristas fazem parte do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e são os únicos portugueses habilitados a transportar combustíveis e outros materiais inflamáveis e explosivos pelas estradas portuguesas.

Leia também

Até o momento, voos já foram cancelados nos aeroportos de Faro e de Lisboa e os portugueses fazem corrida aos postos de gasolina que já estão ficando sem reserva.

As reivindicações dos caminhoneiros são várias. Eles pedem que o salário-base passe de 630 euros (cerca de R$ 2.769) para 1200 euros (aproximdamente R$ 5.275), quase duplicando. Além disso, eles exigem que as horas extras e o adicional noturno seja pago em valor integral. Atualmente, esses benefícios valem 50% na primeira hora e 75% a partir da segunda.

Publicidade

As associações patronais se recusam a negociar e argumentam que os caminhoneiros já ganham acima da média dos outros trabalhadores.

Enquanto isso, o governo pediu que os motoristas responsáveis por transportar o combustível continuem abastecendo os serviços prioritários como hospitais, bases aéreas, bombeiros, portos, aeroportos e postos de combustível de Lisboa e Porto.

O Sindicato informou que não pretende reestabelecer todos os serviços minímos que o governo pede.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.