Logo R7.com
RecordPlus

Groenlândia agradece resposta de países europeus às tarifas de Trump

Groenlândia agradece apoio europeu diante de ameaças de Trump e escalada de tensões no Ártico

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Groenlândia agradeceu o apoio das nações europeias em meio a tarifas punitivas do presidente dos EUA, Donald Trump.
  • François, Alemanha e Reino Unido enviaram militares para a Groenlândia a pedido da Dinamarca em resposta às ameaças de Trump.
  • Líderes europeus prometeram manter apoio à Groenlândia e à soberania da Dinamarca, alertando sobre uma “perigosa espiral descendente”.
  • Trump considera a Groenlândia vital para a segurança dos EUA e avalia a possibilidade de ações mais contundentes para tomar o território.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Groenlândia recebe respaldo europeu em meio à pressão de Trump por anexação e tarifa Hannibal Hanschke/Reuters-17.01.2026

A Groenlândia agradeceu às nações europeias neste domingo por manterem seu apoio à ilha do Ártico, apesar de serem alvo de tarifas punitivas do presidente dos EUA, Donald Trump, que quer anexar o território governado pela Dinamarca.


França, Alemanha, Reino Unido e outros países europeus enviaram esta semana pequenos grupos de militares para a Groenlândia a pedido da Dinamarca, o que levou Trump a ameaçar com tarifas comerciais sobre oito aliados europeus até que os EUA tenham permissão para comprar a ilha.

Leia Mais

No sábado, os líderes europeus alertaram sobre uma “perigosa espiral descendente” em relação à ameaça tarifária de Trump, prometendo manter seu apoio à Groenlândia e à soberania da Dinamarca. Os embaixadores dos 27 países da União Europeia se reunirão neste domingo para discutir sua resposta à ameaça tarifária.


“Vivemos em tempos extraordinários que exigem não apenas decência, mas também muita coragem”, disse a ministra do gabinete da Groenlândia, Naaja Nathanielsen, responsável pelos negócios, energia e minerais da ilha, em um comunicado.

Trump diz que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA por causa de sua localização estratégica e de seus depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la, aumentando o alarme na Europa com a perspectiva de um confronto direto entre os países da Otan.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.