Rússia x Ucrânia

Internacional Grupo Wagner anuncia fechamento de principal base na Rússia

Grupo Wagner anuncia fechamento de principal base na Rússia

Um membro da organização, formada por mercenários, afirmou que o local deixará de funcionar a partir de 30 de julho

Agência EFE
Grupo Wagner anunciou o fechamento de sua principal base na Rússia

Grupo Wagner anunciou o fechamento de sua principal base na Rússia

Alexander Ermochenko/Reuters - 24/06/2023

O grupo mercenário russo Wagner anunciou nesta segunda-feira (17) o fechamento de sua principal base na Rússia, localizada na cidade de Molkino, na região de Krasnodar, no sul do país.

"Estamos retirando as bandeiras da Rússia e da empresa militar privada Wagner de nossa base em Molkino. A base deixa de existir. Wagner está partindo para outros locais", anunciou um membro do grupo em um vídeo postado na plataforma de mensagens Telegram, no canal Razgruzka Wagnera, ligado aos mercenários.

Outro integrante presente durante a gravação afirmou que a base em Molkino "deixará de existir oficialmente em 30 de julho".

Além disso, o projeto de pesquisa bielorrusso Gayun, que monitora a atividade militar em Belarus, relatou, nesta segunda-feira, a chegada de uma nova coluna do grupo Wagner, composta de mais de cem carros, caminhões e ônibus, em sua nova base, perto da cidade de Osipovichi.

Essa é a terceira coluna do Wagner a chegar ao país nos últimos dias, e, de acordo com o Gayun, "tudo indica que não será a última".

Belarus confirmou na semana passada que alguns dos instrutores do grupo Wagner já estavam no país, conforme um acordo firmado após o fracassado levante contra a liderança militar russa, em 24 de junho.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

O Ministério da Defesa de Belarus também revelou que integrantes do Wagner haviam começado a treinar as tropas locais.

Nesta segunda-feira, o país ratificou um acordo assinado com a Rússia sobre a criação e a operação de centros de treinamento conjuntos para seu pessoal militar.

Até o momento, não foram divulgadas informações concretas sobre o futuro do grupo Wagner em Belarus nem o número aproximado de membros que vão atuar no país.

Últimas