Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Guatemala monitora atividades de vulcão que pode ter erupções

Vulcão de Fogo, um dos mais ativos da América Central, entrou em erupção em junho, provocando 190 mortes e mais de 1,7 milhão de evacuações

Internacional|Agência Brasil

Vulcão é um dos mais ativos da América Central
Vulcão é um dos mais ativos da América Central

As autoridades da Guatemala estão em alerta sob a ameaça de uma nova erupção do chamado Vulcão de Fogo. É a quinta vez que isso ocorre este ano. O governo anunciou a evacuação da comunidade de Sangre de Cristo, no departamento ocidental de Chimaltenango, mais próximo ao vulcão.

Em 3 de junho, houve a mais forte erupção do vulcão, provocando 190 mortes e mais de 1,7 milhão de evacuações. As autoridades confirmaram que monitoram as atividades do vulcão para definir medidas de emergência.

Leia também

A Coordenação Nacional de Redução de Desastres (Conred) informou que a evacuação é uma medida preventiva em decorrência do aumento da atividade vulcânica. Foram acionados representantes municipais e departamentais coordenadores em Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez.

De acordo com o Boletim do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hydrology, foi registrado aumento nas explosões, ainda moderadas, mas há uma espécie de coluna de cinzas constante, a uma altura de 5 mil metros acima do nível do mar.

Pelo último boletim, o fluxo de lava que vai em direção ao Cânion do Ceniza chega a 2.500 metros de comprimento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.