Guerra híbrida? Dinamarca teme sabotagem às Forças Armadas do país
Na última semana, seis aeroportos dinamarqueses foram fechados temporariamente após invasões de drones
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Serviço de Inteligência da Dinamarca disse que há um risco alto de sabotagem às Forças Armadas do país. As autoridades locais afirmam que a Rússia trava uma guerra híbrida contra a Dinamarca e todo o Ocidente e que navios de guerra russos no Mar do Norte estariam apontando armamentos a embarcações dinamarquesas.
Na última semana, incursões de drones levaram ao fechamento temporário de seis aeroportos — militares e civis — do país.
O chefe do Serviço de Inteligência dinamarquês acusou Moscou de usar meios militares de forma agressiva para pressionar os países sem cruzar a linha do conflito armado.
Leia mais
Em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (3), Lier Ferreira, pesquisador do núcleo de estudos dos países Brics da Universidade Federal Fluminense, explica que a Rússia nega qualquer ação bélica, mas ressalta que não se sabe a veracidade tanto das acusações, quanto da negação russa. “Me custa a crer que Moscou queira, de alguma forma, um conflito de larga escala com os países europeus”, diz Ferreira.
O professor ainda aponta para a possibilidade de líderes europeus fomentarem o discurso de conflito para destinar recursos dos países à defesa. “Para que isso aconteça, é necessária uma retórica bélica, uma retórica de medo que crie um grande inimigo, que crie uma grande ameaça”, analisa.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
