Guerra na Ucrânia causou a morte de 121 crianças e deixou 167 feridas
Capital, Kiev, concentra o maior registro de menores de idade afetados pelos combates entre tropas russas e ucranianas
Internacional|Do R7
A guerra na Ucrânia provocou a morte de 121 menores de idade e ferimentos em mais de 167 crianças, segundo informou, nesta quarta-feira (23), a Procuradoria de Menores do país, conforme a agência de notícias Ukrinform.
"Até o 28º dia da agressão russa à Ucrânia morreram 121 crianças. Ficaram feridas de diferentes formas 167 crianças. Regiões com mais crianças afetadas: Kiev (61), Kharkiv (41), Chernihiv (32), Mykolayiv (24), a capital (16), Zhytomyr (15), Kherson (15) e Sumy (14)", aponta relatório do órgão local.
O texto afirma que, "como resultado dos bombardeios e dos ataques diários, 548 instituições educacionais ficaram danificadas e 72 acabaram completamente destruídas". Segundo a Procuradoria, 220 escolas e 155 creches foram atingidas.
Leia também
Além disso, mais de 40 outras instituições voltadas para a infância, como centros médicos, escolas de arte, instalações esportivas e bibliotecas, foram alcançadas pelos ataques da Rússia, aponta o órgão ucraniano.
O gabinete do procurador-geral da Ucrânia afirma que os dados não são definitivos, já que diversas regiões não podem ser inspecionadas devido a bombardeios incessantes e confrontos ativos, ou por estarem em territórios ocupados.
Crianças refugiadas
Segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a cada segundo uma criança da Ucrânia se torna refugiada.
Nos primeiros 20 dias de guerra, em torno de 1,4 milhão de crianças foram obrigadas a fugir da Ucrânia, ou seja, cerca de 55 por minuto, ou "praticamente uma criança por segundo", disse o porta-voz do Unicef, James Elder.
Nesta semana, o número de pessoas que abandonaram o território ucraniano e buscaram abrigo em outros países passou de 3 milhões.