‘Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados’, diz Erdogan sobre conflito na Ucrânia
Durante discurso na Assembleia-Geral da ONU, presidente da Turquia também criticou atual formato do Conselho de Segurança
Internacional|Do R7
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou, nesta terça-feira (19), durante a Assembleia-Geral da ONU, os esforços do país para contribuir com a paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há mais de 550 dias.
“Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados”, disse Erdogan, que reforçou a participação da Turquia nas negociações para o escoamento de grãos russos pelo Mar Negro. O mandatário turco também afirmou que o conflito entre russos e ucranianos criou problemas sociais e econômicos para outros países.
Durante o discurso em Nova York, Erdogan também criticou o atual formato do Conselho de Segurança da ONU — também citado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, horas antes.
“O mundo é maior que cinco [países]”, afirmou Erdogan em alusão aos membros fixos do Conselho de Segurança da ONU: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. “[Este formato] não inspira mais justiça e confiança.”
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O presidente turco também falou sobre os atuais desafios globais, os quais classificou como complexos. Durante discurso, o mandatário ainda abriu espaço para falar sobre preconceitos raciais e religiosos, em especial contra islâmicos.
Erdogan também deu ênfase aos objetivos da Turquia em âmbito mundial, que, segundo ele, são eliminar a injustiça, buscar igualdade econômica, prosperidade, segurança e paz.
Errou o alvo? Bulgária acha drone com bombas mesmo sem fronteiras com a Ucrânia e distante da Rússia