Internacional ‘Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados’, diz Erdogan sobre conflito na Ucrânia

‘Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados’, diz Erdogan sobre conflito na Ucrânia

Durante discurso na Assembleia-Geral da ONU, presidente da Turquia também criticou atual formato do Conselho de Segurança

Erdogan discursou na sede da ONU, em Nova York

Erdogan discursou na sede da ONU, em Nova York

Timothy A. Clary/AFP - 19.9.2023

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou, nesta terça-feira (19), durante a Assembleia-Geral da ONU, os esforços do país para contribuir com a paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra há mais de 550 dias.

“Guerras não têm vitoriosos e paz não tem derrotados”, disse Erdogan, que reforçou a participação da Turquia nas negociações para o escoamento de grãos russos pelo Mar Negro. O mandatário turco também afirmou que o conflito entre russos e ucranianos criou problemas sociais e econômicos para outros países.

Durante o discurso em Nova York, Erdogan também criticou o atual formato do Conselho de Segurança da ONU — também citado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, horas antes.

“O mundo é maior que cinco [países]”, afirmou Erdogan em alusão aos membros fixos do Conselho de Segurança da ONU: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. “[Este formato] não inspira mais justiça e confiança.”

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

O presidente turco também falou sobre os atuais desafios globais, os quais classificou como complexos. Durante discurso, o mandatário ainda abriu espaço para falar sobre preconceitos raciais e religiosos, em especial contra islâmicos.

Erdogan também deu ênfase aos objetivos da Turquia em âmbito mundial, que, segundo ele, são eliminar a injustiça, buscar igualdade econômica, prosperidade, segurança e paz.

Errou o alvo? Bulgária acha drone com bombas mesmo sem fronteiras com a Ucrânia e distante da Rússia

Últimas