Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Haiti informa que recebeu 1.314 migrantes deportados pelos EUA

Pessoas estavam sob ponte na fronteira americana com o México e mais pessoas devem cheguem ao país nos próximos dias

Internacional|Do R7

Haitianos deportados dos EUA chegam à capital do país, Porto Príncipe
Haitianos deportados dos EUA chegam à capital do país, Porto Príncipe

O Haiti informou na quinta-feira (23) que os Estados Unidos deportaram 1.314 migrantes haitianos que estavam na fronteira americana com o México

"Estes são compatriotas que estavam principalmente em países como Chile, Brasil e Panamá e estavam tentando entrar nos Estados Unidos". Quando chegaram à fronteira EUA-México, infelizmente eles passariam vários dias debaixo da ponte", declarou o coordenador do Escritório Nacional de Migração do Haiti (ONM), Negot Bonheur Delva, em entrevista coletiva.

A crise migratória envolvendo cidadãos do Haiti teve como resultado mais recente a demissão do enviado especial dos EUA para o país centro-americano, Daniel Foote.

"Infelizmente, até hoje o Estado haitiano não permite que o ONM tenha seu próprio orçamento para poder reagir", destacou Delva, acrescentando que "muitos mais" migrantes chegarão ao Haiti nos próximos dias.


O coordenador afirmou que a instituição está reforçando a estrutura de acompanhamento para trabalhar com os deportados para sua reintegração. "A Organização Internacional para as Migrações dá 10 mil gourdes (R$ 540) aos migrantes, assim como alimentos e kits de higiene. Não é o ONM que faz isso porque o Estado não desembolsa dinheiro por ele", detalhou.

Leia também

A maioria das pessoas debaixo da ponte em Del Rio, no Texas, são haitianos. Os EUA entraram em contato com as autoridades estatais haitianas, que estão autorizando as deportações.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.