Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Hamas diz estar pronto para libertar 70 mulheres e crianças em Gaza em troca de duas condições

Grupo terrorista exige a soltura de 200 crianças palestinas e 75 mulheres das prisões de Israel e uma trégua de cinco dias

Internacional|Do R7

Nuvem de fumaça emerge em Gaza após ataque
Nuvem de fumaça emerge em Gaza após ataque

O Hamas afirmou nesta segunda-feira (13) ter informado aos mediadores do Catar que está pronto para liberar até 70 mulheres e crianças detidas na Faixa de Gaza em troca da soltura de 200 crianças palestinas e 75 mulheres das prisões de Israel e uma trégua de cinco dias, informou a emissora Al Jazeera. A trégua deveria incluir um cessar-fogo completo e permitir ajuda humanitária em todo o território palestino.

"O inimigo pediu a libertação de 100 prisioneiros", afirmou Abu Obaida, porta-voz das Brigadas Qassam, o braço militar do Hamas.

"Mas o inimigo está fugindo e procrastinando. Está a pôr em risco não só as vidas de civis palestinos, mas também não se preocupa em matar seus próprios prisioneiros", acrescentou, citando o exemplo de uma mulher israelense que foi levada viva para o cativeiro e morta em um ataque aéreo israelense "há alguns dias".

A mulher, identificada como Fa'ul Asyani, teria gravado um apelo pela sua libertação no início da guerra.


"Nós advertimos o inimigo e todos aqueles que se preocupam com prisioneiros e detidos que a continuação da agressão aérea e terrestre inevitavelmente colocará a vida desses prisioneiros em grande risco a cada hora", continuou.

De acordo com as autoridades israelenses, há cerca de 242 pessoas, entre israelenses e estrangeiros, sendo mantidos reféns pelo Hamas em Gaza. Até o momento, apenas quatro foram libertadas: as americanas Judith e Natalie Raanan, que são mãe e filha; e as israelenses Yocheved Lifschitz, de 85 anos, e Nourit Kuper, de 79.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.