Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haqqani: conheça terroristas com papel importante no governo Talibã

Grupo é responsável pelos ataques mais sangrentos do Afeganistão nos últimos anos e está submetido a sanções da ONU

Internacional|

Os Haqqani estão submetidos a sanções da ONU devido a ataques terroristas
Os Haqqani estão submetidos a sanções da ONU devido a ataques terroristas Os Haqqani estão submetidos a sanções da ONU devido a ataques terroristas

Alguns dos principais líderes talibãs se reuniram em Cabul para debater a formação de um novo governo afegão, entre eles representantes da rede dos Haqqani, os militantes mais implacáveis e temidos do país.

Os Haqqani foram apontados como responsáveis por alguns dos ataques mais sangrentos dos últimos anos, que mataram civis, funcionários de governo e forças estrangeiras.

Leia mais: Talibã dispara para o alto do lado de fora do aeroporto de Cabul

Apesar da sua reputação, este grupo classificado como terrorista nos Estados Unidos deve desempenhar um papel importante no governo dos talibãs, que assumiram o poder na semana passada no Afeganistão.

Publicidade

Quem são os Haqqani?

O grupo foi formado por Jalaluddin Haqqani, que ficou conhecido na década de 1980 como herói da jihad anti-soviética. Na época, ele era considerado um recurso valioso da CIA quando os Estados Unidos e seus aliados, como o Paquistão, destinavam dinheiro e armas aos muyahidines.

Durante esse conflito e após a retirada soviética, Jalaluddin Haqqani buscou estabelecer relações com extremistas estrangeiros, incluindo Osama bin Laden.

Publicidade

Posteriormente, se aliou aos talibãs que tomaram o poder no Afeganistão em 1996 e serviu como ministro do regime islâmico até que este foi deposto em 2001 por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Baseados principalmente no leste do Afeganistão, com supostas bases ao longo da fronteira no noroeste do Paquistão, o grupo ganhou relevância no comando do Talibã nos últimos anos, e Sirajuddin Haqqani foi designado vice-líder do movimento em 2015.

Publicidade

Por que são tão temidos?

A rede Haqqani é acusada de estar por trás dos ataques mais sangrentos contra forças afegãs e da coalizão.

É considerado grupo terrorista pelos Estados Unidos e está submetido a sanções das Nações Unidas.

Leia mais: Refugiada afegã dá à luz dentro de avião com destino à Alemanha

Os Haqqani têm a reputação de usar kamikazes, e sabem realizar ataques complexos, que causam várias vítimas, especialmente contra instalações militares.

A rede Haqqani contribuiu muito para as vitórias dos talibãs, dos quais são "as forças mais dispostas ao combate", segundo um relatório da ONU publicado em junho. Neste relatório, o grupo armado é classificado como o "principal vínculo" entre os talibãs e a rede Al-Qaeda.

Qual é seu papel no novo regime talibã?

Os Haqqani devem ter um papel importante no governo talibã. Dois de seus líderes estão atualmente presentes em Cabul enquanto se discute a formação do novo Executivo.

O fato de Sirajuddin Haqqani ser o número dois dos talibãs confirma esta relevância, segundo vários analistas.

Leia mais: Em fuga, afegãos são recebidos em vários países do mundo

Sirajuddim Haqqani e seu tio Khalil - que presidiu as orações da última sexta-feira em Cabul - são procurados pelos Estados Unidos, que oferecem vários milhões de dólares por informações que levem à sua captura.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.