Morte Elizabeth 2ª

Internacional Harry soube da morte de Elizabeth horas depois do irmão mais velho e da primeira-ministra, diz jornal

Harry soube da morte de Elizabeth horas depois do irmão mais velho e da primeira-ministra, diz jornal

Neto da rainha foi informado do falecimento da monarca apenas cinco minutos antes do anúncio oficial

Agência EFE

Resumindo a Notícia

  • Rei Charles informou ao filho Harry da morte de Elizabeth cinco minutos antes de anúncio oficial
  • O príncipe William soube do falecimento da avó horas antes do que Harry
  • Primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, também teria sido informada antes
  • Estado de saúde delicado da monarca foi comunicado aos familiares já no dia anterior
Príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth 2ª

Príncipe Harry, neto da rainha Elizabeth 2ª

GREGORIO BORGIA / POOL / AFP - 14.9.2022

O rei Charles 3° informou ao filho, Harry, que a avó, Elizabeth 2ª, havia morrido apenas cinco minutos antes do Palácio de Buckingham divulgar o anúncio oficial de sua morte, segundo revelou neste domingo (18) o jornal The Sunday Telegraph.

Se a informação estiver correta, implicaria em que a primeira-ministra, a conservadora Liz Truss, soube da notícia da morte da soberana aos 96 anos duas horas antes do próprio neto.

O jornal indica que o estado de saúde da monarca foi comunicado aos membros da família real ao longo da tarde anterior à morte de Elizabeth 2ª, embora nessa altura não se considerasse pertinente que seus familiares se deslocassem às pressas ao castelo de Balmoral, na Escócia, onde estava a soberana.

De acordo com o Telegraph, a situação mudou no dia seguinte à medida que a saúde da rainha piorava, razão pela qual se tornou urgentemente necessária a presença do filho mais velho da monarca, Charles, que viajou para o castelo de helicóptero de Dumfries House, uma residência rural em Ayrshire, também na Escócia.

À medida que a manhã avançava, o filho mais velho de Elizabeth 2ª ligou para os filhos para informá-los de que a rainha não deveria se recuperar e aconselhá-los a se prepararem para viajar para Balmoral.

Porém, de acordo com o jornal, o príncipe Harry foi notificado da morte bem depois de William, o irmão mais velho.

A equipe que trabalhava para o duque de Sussex teve dificuldades em encontrar um voo adequado que transportasse o príncipe a tempo de ver a avó enquanto William, agora príncipe de Gales, embarcava em um avião fretado pelas Forças Armadas Britânicas junto com o duque de York, Andrew, e o Conde de Wessex, Edward, que desembarcou em Aberdeen às 15h50 (11h50 da manhã no horário de Brasília).

Harry, por sua vez, finalmente deixou o aeroporto de Luton às 17h35 (13h35 no horário de Brasília), uma hora depois que Liz Truss recebeu a notícia.

A declaração oficial do palácio foi divulgada às 18h30 (14h30 no horário de Brasília), e o avião em que o duque viajava, pousou em Aberdeen às 18h46.

Últimas