Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem mais velho do mundo morre aos 112 anos no Japão

Chitetsu Watanabe recebeu título do Guiness 11 dias antes de morrer no domingo (23);  ele dizia que o segredo da longevidade era rir

Internacional|Da EFE

Watanabe recebeu título de homem mais velho do mundo 11 dias antes de morrer
Watanabe recebeu título de homem mais velho do mundo 11 dias antes de morrer Watanabe recebeu título de homem mais velho do mundo 11 dias antes de morrer

O japonês Chitetsu Watanabe, reconhecido aos 112 anos como o homem mais velho do mundo, morreu na noite do último domingo, 11 dias após receber o reconhecimento do Guinness Book, o Livro dos Recordes, revelou sua família nesta terça-feira (25).

Watanabe recebeu a organização na casa de repouso para idosos na cidade de Joetsu, onde morava, no último dia 12, onde ganhou o certificado e, logo depois, começou a sentir falta de apetite e problemas respiratórios, segundo a esposa do filho mais velho contou à emissora pública japonesa NHK.

"Ele era uma pessoa com um maravilhoso sentido de humor e curiosidade. Ele tinha uma vida boa, sempre com um sorriso e entusiasmo, um exemplo a seguir. Ele também estará nos observando com um sorriso do céu", disse sua nora.

Watanabe nasceu em 5 de março de 1907

Nascido em 5 de março de 1907 em uma família de agricultores, Watanabe mudou-se para Taiwan aos 20 anos, onde trabalhou em uma refinaria de açúcar por 18 anos antes de retornar ao Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

Amante da caligrafia, Watanabe dizia que o segredo de sua longevidade era "rir".

Ele foi reconhecido como o homem mais velho do mundo após as mortes, do ano passado do alemão Gustav Gerneth em outubro, aos 114 anos, e do japonês Masazo Nonaka, no mês passado, aos 113 anos.

Publicidade

Resta saber agora quem será reconhecido após a morte de Watanabe, o único homem da lista das 30 pessoas mais velhas do mundo, preparado pelo Grupo de Pesquisa em Gerontologia (GRG).

O Japão é um dos países com maior expectativa de vida no mundo e o número de centenários no país excede 71 mil, de acordo com os últimos números do governo.

Destes, 88% são mulheres e, na verdade, a reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo reside no sudoeste do país, a japonesa Kane Tanaka, que completou 117 anos no dia 2 de janeiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.