Houthis reivindicam novos ataques com drones contra Arábia Saudita
O ataque foi realizado com drones Qasef 2k, produzidos pelo Irã, país acusado pelos sauditas e pelos EUA de apoiar militarmente os houthis
Internacional|Da EFE
Os rebeldes houthis do Iêmen afirmaram nesta terça-feira (16) que lançaram dois ataques com drones contra um aeroporto e uma base aérea na Arábia Saudita.
O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, informou em comunicado que membros do grupo rebelde xiita realizaram uma "grande operação" contra o aeroporto da província de Jizan, que fica no extremo sul da Arábia Saudita, no litoral do Mar Vermelho.
Sarea ainda afirmou que o ataque foi realizado com drones Qasef 2k, produzidos pelo Irã, país acusado pelos sauditas e pelos Estados Unidos de apoiar militarmente os houthis. Segundo o porta-voz do grupo rebelde, ambos os ataques tiveram "grande precisão".
Leia também
"A operação tinha como alvo hangares de aeronaves não tripuladas e provocou a interrupção do tráfico aéreo no aeroporto", disse o porta-voz houthi no comunicado.
Pouco depois, em outro comunicado, Sarea afirmou que outros dois ataques com drones haviam atingido "posições militares importantes e sensíveis" na base aérea King Khalid, ao norte da província de Jizan.
Segundo o porta-voz, os ataques são uma resposta à "agressão continuada" por parte da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita que intervém no Iêmen contra os houthis.
Mais cedo, a aliança bombardeou vários pontos de Sana, a capital do Iêmen que é controlada pelos rebeldes. Os alvos foram uma academia militar e um barracão utilizado pelas tropas do movimento xiita, segundo testemunhas ouvidas pela Agência Efe.
O porta-voz da coalizão, Turki al Maliki, afirmou em comunicado enviado à imprensa oficial saudita que os três drones lançados pelos houthis foram interceptados ainda no ar. Maliki denunciou os contínuos ataques dos houthis a aeroportos civis perto da fronteira entre a Arábia Saudita e o Iêmen.
No último dia 2, nove pessoas ficaram feridas por um ataque lançado pelos houthis contra o aeroporto de Jizan, o quinto realizado pelos rebeldes em 30 dias.
"Na medida em que o regime saudita aumenta a agressão e o bloqueio (ao Iêmen), continuaremos expandindo nossas operações", alertou o porta-voz houthi.