Indonésia: Polícia tortura suspeito com cobra para conseguir confissão
Nas imagens, é possível ouvir os policiais rindo enquanto um interrogador coloca a cobra em volta do pescoço do homem, que estava algemado
Internacional|Carolina Vilela*, do R7 com agências internacionais
A polícia da Indonésia usou uma cobra para assustar um suspeito de roubar celular e tentar tirar uma confissão do homem, na região oriental de Papua, uma província indonésia. As informações são da agência de notícias BBC.
O vídeo do momento foi publicado nas redes sociais. Nas imagens, é possível ouvir os policiais rindo enquanto um interrogador coloca a cobra em volta do pescoço do homem, que estava algemado.
Também é possível ouvir um dos oficiais ameaçando colocar o animal na boca e nas calças do suspeito.
Tonny Ananda Swadaya, chefe da polícia local, afirmou que medidas foram tomadas contra os oficiais que aparecem nas imagens, mas defendeu a prática dizendo que o animal era manso e não-venenoso.
Em comunicado, Swadaya disse que os policiais do vídeo agiram por iniciativa própria e acrescentou que o suspeito não foi agredido fisicamente.
Relatos de violações dos direitos humanos são comuns em Papua, onde os separatistas buscam a independência da Indonésia.
Veronica Koman, advogada dos direitos humanos, colocou o vídeo em seu perfil pessoal no Twitter e alegou que os policiais haviam colocado um ativista da independência pró-Papua em uma cela com uma cobra.
*Estagiária do R7 sob supervisão de Beatriz Sanz