Intensos combates terrestres são registrados em Gaza, que está com a comunicação cortada
Organização Human Rights Watch ressalta que o bloqueio de informação cria o risco de encobrir atrocidades
Internacional|Do R7
Combates intensos ocorriam em Gaza na manhã deste sábado (28), enquanto a expansão das operações terrestres de Israel cortava a comunicação no território palestino, três semanas após o ataque mais mortal da história do país.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou que, “sem uma mudança fundamental na situação, o povo de Gaza sofrerá uma avalanche de sofrimento humano sem precedentes”, enquanto a Assembleia-Geral apelou para uma “trégua humanitária imediata”.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
“Estamos enfrentando uma incursão terrestre israelense em Beit Banoun [norte da Faixa de Gaza] e no leste de Bureij [centro], e há confrontos violentos no terreno”, disseram as brigadas Ezzedine al-Qassam, o braço armado da Faixa de Gaza, em comunicado.
O porta-voz militar israelense, major Nir Dinar, disse à AFP que “nossas tropas estão operando dentro de Gaza, como fizeram ontem [quinta-feira (26)]”.
Com dezenas de milhares de soldados na fronteira de Gaza antes da invasão terrestre, as forças israelenses também fizeram incursões terrestres limitadas nas noites de quarta e quinta-feira.
O Hamas afirmou, ainda, que Israel "cortou a comunicação e a maior parte do sinal de internet para realizar massacres com bombardeios retaliatórios por ar, terra e mar".
A organização Human Rights Watch ressaltou que “este bloqueio de informação cria o risco de encobrir atrocidades em massa e contribuir para a impunidade das violações dos direitos humanos”.