Inundações em Machu Picchu deixam ao menos um desaparecido
A cheia do rio Alccamayo atingiu a cidade turística próxima à cidadela inca e deixou uma pessoa ferida, além de danos
Internacional|Do R7
Nesta sexta-feira (21), as fortes chuvas na cidade turística de Machu Picchu Pueblo, vizinha da cidadela que é uma joia da cultura inca no Peru, causaram inundações que deixaram uma pessoa desaparecida e outra ferida, destruíram ferrovias e pontes e interromperam o serviço de trem para o principal destino turístico do país andino.
O Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci) informou durante a tarde, em um comunicado, que "até o momento temos uma pessoa ferida e outra desaparecida, uma residência destruída e quatro afetadas, além de danos de diversos tipos em três locais comerciais, em quatro pontes e na linha férrea", devido ao deslizamento de lama e ao transbordamento dos rios.
O rio Alccamayo, que circunda a cidade de Machu Picchu, é um afluente do Vilcanota, em cujas margens está localizada a ferrovia que liga a cidade de Cusco com a cidade próxima à cidadela inca.
Em um comunicado, a empresa ferroviária Peru Rail confirmou ter interrompido as viagens até segunda ordem, após o deslizamento de rochas e terra no leito do rio Alccamayo.
De acordo com a empresa, nenhum passageiro ou trabalhador ficou ferido.