Inundações na Ásia deixam quase 600 mortos; saiba o que aconteceu
Situação após chuvas e ciclone concentra maior número de vítimas na Indonésia; país registra 303 mortes e 279 desaparecidos
Internacional|Do R7, com informações de agências de notícias internacionais
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Inundações provocadas por chuvas torrenciais e um ciclone deixaram centenas de mortos na Ásia. Registros de quatro países afetados apontam para um número de mortes próximo aos 600 até este sábado (29), levando em conta vítimas na Indonésia, Tailândia, Malásia e Sri Lanka.
A Indonésia dispara com o maior número de vítimas. Foram 303 registros, segundo monitoramento agência de mitigação de desastres do país. Ao menos outras 279 pessoas seguem desaparecidas.
A região de Sumatra, que fica parte norte da ilha, foi a mais atingida. Socorristas têm utilizado helicópteros para envio de alimentos e atendimento à população.
Estradas da região foram bloqueadas após deslizamentos de terra e a estrutura de comunicação na parte da ilha também foi completamente destruída, segundo informações da agência de notícia Reuters.
A Tailândia, também alvo do ciclone, registrou outras 162 mortes. O patamar é um dos mais elevados na história para casos de inundação. A gravidade dos casos é atribuída por especialistas ao impacto das mudanças climáticas.
O Sri Lanka, por sua vez, registrou 132 mortes e aponta para 176 desaparecidos. Nos cálculos do governo, cerca de 400 mil pessoas afetadas e 45 mil pessoas estão em situação de abrigo.
A Malásia divulgou o registro de duas vítimas, no estado de Perlis.
Busca por suprimentos
A Indonésia, país mais afetado, passou por tentativas de saqueamento de suprimentos na cidade de Tapanuli. As ações foram conduzidas pela própria população afetada pela chuva.
O chefe da agência nacional de mitigação de desastres, Suharyanto, afirmou que grupos de resgate atuam para romper um bloqueio na estrada para poder aumentar o envio de suprimentos.
Ele ainda afirmou, a jornalistas, que o país adotará reforços militares no domingo (30), para tentar ajudar nas ações de socorro.
“Estamos tentando abrir a rota de North Tapanuli para Sibolga (na província de Sumatra do Norte), que foi a mais severamente isolada pelo terceiro dia”, disse.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














