Internacional Invasão russa pode fazer 5 milhões de ucranianos fugirem para o exterior, diz ONU

Invasão russa pode fazer 5 milhões de ucranianos fugirem para o exterior, diz ONU

Pelo menos 100 mil pessoas estão desabrigadas no país, enquanto vários milhares já cruzaram a fronteira com nações vizinhas

  • Internacional | Da Reuters, com R7

Há relatos de morte de 25 civis, diz ONU

Há relatos de morte de 25 civis, diz ONU

Daniel Leal/AFP - 25.2.2022

Combustível, dinheiro e suprimentos médicos estão acabando em partes da Ucrânia após o país ter sido invadido pela Rússia, o que pode levar até 5 milhões de pessoas a fugir para o exterior, disseram agências de ajuda da ONU nesta sexta-feira (25).

Pelo menos 100 mil pessoas estão desabrigadas na Ucrânia depois de fugir de suas casas, enquanto vários milhares já cruzaram a fronteira com países vizinhos, incluindo Moldova, Romênia e Polônia, disse o porta-voz da agência de refugiados da ONU, Shabia Mantoo, em um briefing da ONU em Genebra.

"Ainda estamos tentando ver qual infraestrutura civil na Ucrânia foi atingida e onde", disse Afshan Khan, diretor regional do Unicef para a Europa e Ásia Central.

A porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Ravina Shamdasani, disse que havia relatos de pelo menos 127 vítimas civis na Ucrânia, incluindo 25 mortos e 102 feridos, "consequência de bombardeios e ataques aéreos".

É provável que o número esteja significativamente abaixo do total preciso de vítimas, acrescentou.

Arte/R7

Últimas