Logo R7.com
RecordPlus

Investigadores analisam fatores-chave para identificar causa do acidente aéreo em Louisville

Relatório preliminar será divulgado em até 30 dias, mas investigação pode levar de 18 a 24 meses para ser concluída

Internacional|Lauren Mascarenhas, da CNN Internacional

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Acidente com avião cargueiro da UPS em Louisville deixou pelo menos 12 mortos e causa ainda indeterminada.
  • NTSB investiga causas, focando na manutenção do motor que se desprendeu durante a decolagem.
  • Caixas-pretas do avião foram recuperadas e podem fornecer informações cruciais sobre o ocorrido.
  • Destruição se espalhou por quase um quilômetro, impactando edifícios e a comunidade local.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Investigação sobre acidente que deixou 12 mortos pode durar até 24 meses Stephen Cohen/Getty Images via CNN Newsource

Mais de duas dúzias de oficiais do NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) estão no local e começaram a vasculhar os restos de um avião cargueiro da UPS que caiu após um motor se desprender durante a decolagem perto do Aeroporto Internacional Muhammad Ali de Louisville.

Eles tentarão determinar o que levou ao desastre que matou pelo menos 12 pessoas e destruiu negócios e edifícios próximos.


O NTSB divulgará um relatório preliminar em até 30 dias, mas pode levar de 18 a 24 meses para que a investigação seja concluída, de acordo com Jim Brauchle, advogado de aviação do escritório de advocacia Motley Rice e ex-navegador da Força Aérea dos EUA.

LEIA MAIS:

Após a tragédia de terça-feira, os familiares das vítimas do acidente estarão esperando pelas respostas que os investigadores estão trabalhando para descobrir, disse Brauchle à CNN Internacional.


Além dos três membros da tripulação no avião, nove membros da comunidade foram dados como desaparecidos e acreditava-se que estavam na área no momento da queda, disse o prefeito de Louisville, Craig Greenberg, na quinta-feira (6).

“A única coisa que todos esses familiares, com base na minha experiência, querem saber é: Como isso pôde acontecer?” disse Brauchle. “Não é algo que acontece todos os dias, mas eu vejo muito. É mais do que luto.”


Aqui estão alguns dos fatores que especialistas em aviação dizem que serão cruciais para a investigação.

O local do acidente

O acidente deixou um campo de destroços de quase um quilômetro de extensão, e a primeira prioridade é lidar com o resgate e a recuperação, disse Mary Schiavo, analista de aviação da CNN Internacional e ex-inspetora geral do Departamento de Transportes.


O campo de destroços é grande, embora certamente não seja o maior que o NTSB ou agências semelhantes em outras nações já encontraram, disse ela.

“Investigadores de acidentes já vasculharam quilômetros de campos escoceses (voo PanAm 103), quilômetros de fundo do oceano (voo TWA 800) e o sul do Oceano Índico (voo Malaysia Airlines 370)”, disse ela, referenciando acidentes de avião anteriores. “Eles mapeiam cuidadosamente onde as peças são recuperadas. Existem ótimos programas de software que ajudam você a fazer isso enquanto trabalha em um campo de destroços.”

“Louisville parecia apocalíptica”, disse o deputado Morgan McGarvey em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (5). “As imagens da fumaça cobrindo nossa cidade, de destroços caindo em todos os bairros, pessoas presas em suas casas.”

“Alguém me disse que parecia estar chovendo óleo em Louisville”, acrescentou ele.

Dois funcionários da Kentucky Truck Parts and Service, cuja oficina está localizada na borda do campo de destroços, disseram à afiliada da CNN Internacional, WLKY, que foram arremessados para trás pela explosão.

“As chamas eram muito intensas. Dava para sentir o calor”, disse um dos homens. “Tomamos uma decisão: correr por nossas vidas.”

Cercas altas bloquearam sua fuga e os homens permaneceram presos por cerca de 90 minutos até que a polícia chegou com alicates de corte.

“Há tantos destroços lá, tanto metal carbonizado e retorcido, que nem todos os corpos podem ter sido localizados embaixo de certas coisas”, disse Greenberg na quinta-feira sobre a busca por mais possíveis vítimas. “Atravessar as várias camadas (de) destroços no campo, isso começará agora. Tudo até o momento tem sido apenas olhar o que pode ser visto sem mover destroços.”

Embora o avião não estivesse transportando nenhuma carga perigosa que pudesse “criar um problema ambiental”, disse Beshear, as autoridades monitoraram a qualidade do ar de Louisville após o acidente, de acordo com o prefeito.

Riscos biológicos e contaminação química estão sempre presentes no local de acidentes, disse Schiavo.

“Quando eu trabalho com destroços de acidentes, mesmo meses ou anos depois, eu uso equipamento de proteção contra materiais perigosos”, disse ela.

O motor

O motor esquerdo do avião se desprendeu durante a decolagem, disse o membro do NTSB Todd Inman na quarta-feira, citando imagens de vigilância do aeroporto vistas pela agência.

“Tanto a condição do motor quanto a localização do motor serão de importância primordial para o NTSB”, disse Schiavo. “A manutenção mais recente dará uma boa ideia da saúde dos motores.”

É possível que peças que se soltaram de um motor em falha possam ter atingido outras partes cruciais do avião, e o motor provavelmente rompeu o tanque de combustível da asa quando se desprendeu do avião, disse ela.

O MD-11 é equipado com três motores: um em cada asa e um na cauda.

Embora uma imagem do que parece ser grande parte do motor esquerdo esteja circulando, partes do motor provavelmente ainda precisarão ser encontradas, disse o analista de segurança da CNN Internacional David Soucie na quarta-feira.

“Se este motor realmente se soltou prematuramente, como parece que aconteceu, então você vai procurar pelos suportes do motor. Você vai olhar para os próprios parafusos. Todas essas peças precisam ser recuperadas e trazidas de volta”, disse Soucie.

O NTSB está pedindo às pessoas que relatem quaisquer destroços encontrados nas áreas vizinhas, o que poderia ajudar a fornecer aos investigadores algumas das respostas que eles estão procurando.

As caixas-pretas

Os investigadores do NTSB recuperaram as chamadas caixas-pretas do avião – o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo – que podem conter informações cruciais sobre os momentos antes do desastre.

A recuperação da caixa-preta é crítica, dizem os especialistas, porque a tecnologia pode apontar o que os pilotos estavam dizendo antes de um acidente.

“Sofreu algum calor, não intrusão, mas calor ao seu redor. Esses gravadores são feitos para isso”, disse Inman na quarta-feira.

“A agência saberá mais sobre o que as caixas-pretas contêm assim que forem transportadas de volta para Washington, DC”, disse Inman.

“As caixas-pretas podem sobreviver a um incêndio – mas nem sempre", disse Schiavo.

Manutenção recente do avião

Os investigadores do NTSB sempre analisam três coisas ao lidar com um acidente: “Eles investigam o ambiente. Eles investigam os pilotos. Eles investigam o avião”, disse o correspondente da CNN Internacional Pete Muntean, que também é piloto e instrutor de voo, na quarta-feira.

“Como o tempo estava razoavelmente bom no momento do acidente e o NTSB teve poucas conclusões iniciais sobre o ambiente, o próprio avião será crucial”, disse Muntean.

“A manutenção será a grande questão – o que exatamente foi feito na aeronave, quem fez, quais peças foram substituídas, quais procedimentos foram seguidos e quem inspecionou o trabalho”, disse Schiavo.

“Os investigadores provavelmente solicitaram todos os registros de manutenção e revisão do avião antes de chegarem”, disse ela.

A equipe estará particularmente interessada em quaisquer verificações de manutenção, nas quais motores ou outras peças possam ter sido removidos ou substituídos, disse ela.

“É muito cedo para saber ao certo se problemas de manutenção impactaram o acidente”, enfatizou Muntean na quarta-feira.

“Alguns dos vídeos e imagens iniciais do acidente são reveladores, no entanto” disse Schiavo.

“A foto mais reveladora é aquela em que o motor está separado do restante dos destroços, mostrando que ele se separou do avião antes da queda final e explosão. Isso revela que os pilotos ficaram sem capacidade de controlar este avião”, disse ela. “O fogo na decolagem mostra que algo estava errado desde o início.”

“A decolagem do avião não foi atrasada e nenhum trabalho de manutenção foi feito imediatamente antes do acidente, de acordo com a UPS”, disse Inman.

Os investigadores do NTSB verificarão isso independentemente e “vão voltar e analisar todos os aspectos da manutenção que foi feita neste avião”, acrescentou.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.