Irã afirma que caixa-preta de avião ucraniano abatido está danificada
Abate da aeronave da Ukranian Airlines, que o Irã chamou de acidental, coincidiu com as tensões entre Teerã e Washington e matou 176 pessoas
Internacional|Da EFE
O ministro da Defesa do Irã, Amir Hatami, disse nesta quarta-feira (19) que a caixa-preta do avião ucraniano abatida por engano em no mês passado em Teerã está "gravemente danificada" e deve ser reparada antes de ser decodificada.
Hatami explicou que pediu à indústria de defesa iraniana que ajude a reparar a caixa-preta e depois proceder a extração dos dados, segundo informações da agência oficial Irna.
O ministro sugeriu, assim, que pretendem realizar todo o processo no Irã, apesar de países como Ucrânia e Canadá solicitarem que as caixas-pretas lhes fossem entregues ou enviadas para a França.
Avião foi abatido em janeiro
O voo 752 da companhia aérea Ukraine International Airlines (UIA) foi abatido no dia 8 de janeiro pelas forças armadas iranianas logo após o Boeing 737, com 176 ocupantes, decolar do aeroporto de Teerã com destino a Kiev.
O abate, que o Irã chamou de acidental, coincidiu com as tensões entre Teerã e Washington. Forças armadas iranianas esperavam um ataque de retaliação dos EUA ao seu bombardeio com mísseis a uma base no Iraque com a presença de tropas americanas.
Dos 176 ocupantes mortos, segundo dados da companhia aérea, 82 eram iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos (dois passageiros e nove tripulantes), dez suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.