Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Irã apresenta míssil hipersônico capaz de superar 'todas as defesas'

Segundo autoridades iranianas, armamento pode chegar até Mach 15, ou seja, 15 vezes a velocidade do som

Internacional|Do R7

O míssil Fattah pode chegar ao Mach 15
O míssil Fattah pode chegar ao Mach 15

O Irã apresentou, nesta terça-feira (6), o primeiro míssil hipersônico do país, capaz de burlar “todas as defesas antimísseis”, graças à alta velocidade que alcança, superior à do som (Mach 5), informou a agência oficial de notícias iraniana Irna.

O míssil hipersônico Fattah, com alcance de 1.400 km, foi apresentado ao presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e ao comandante em chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami.

Raisi afirmou que o novo míssil "aumentará a capacidade de dissuasão" do Irã e garantiu que "contribuirá para a paz e estabilidade dos países da região", segundo a agência de notícias iraniana Mehr.

Por sua vez, o comandante da Força Aeroespacial da Guarda Revolucionária, general Amir Ali Hajizadeh, qualificou as novas armas como um "grande salto" na capacidade defensiva do país.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


A fonte destacou a capacidade de Fattah de voar a velocidades Mach 13-15 dentro e fora da atmosfera e a alta capacidade de manobra, o que o ajudaria a evitar os sistemas de defesa de outras nações.

"Esse novo míssil é capaz de burlar todos os sistemas de defesa antimísseis. Seu alvo são os sistemas de defesa antimísseis", disse Hajizadeh.


O Irã junta-se, assim, ao exclusivo clube de países que têm testado esse tipo de armamento, como Estados Unidos, China, Coreia do Norte e Rússia, algo destacado por Salami. "Essa tecnologia é desconhecida para a maioria dos países, mas os especialistas de nosso país a alcançaram", disse o comandante da Guarda Revolucionária Iraniana.

Leia também

O país desenvolveu, nas últimas quatro décadas, uma indústria nacional de armas devido ao embargo internacional, com especial interesse em mísseis — com alguns deles chegando a 2.000 km de alcance, o suficiente para atingir Israel.

No fim de maio, Teerã apresentou um novo míssil, com alcance de 2.000 km e ogiva de 1.500 kg, equipado com motores a combustível líquido e mais preciso do que as versões anteriores.

Os mísseis balísticos iranianos são uma fonte de preocupação para EUA, Europa e alguns países do Oriente Médio, embora as autoridades de Teerã digam que eles têm um papel apenas defensivo e dissuasor.

A apresentação do equipamento militar coincide com a reabertura hoje das missões diplomáticas iranianas na Arábia Saudita, depois de os dois países rivais terem chegado a um acordo, em março, com mediação chinesa, para normalizar as relações diplomáticas, após sete anos de ruptura.

Irã ameaça o mundo com míssil destruidor que percorre 2.000 km e leva 1.500 kg de bombas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.