Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã começa a injetar gás de urânio em centrífugas de usina proibida

Pacto internacional firmado em 2015 proibia materiais nucleares em usina de Fordow, mas, com a injeção de gás, a instalação terá seu status alterado

Internacional|

Bandeira do Irã na sede da AIEA em Viena
Bandeira do Irã na sede da AIEA em Viena Bandeira do Irã na sede da AIEA em Viena

O Irã começou a injetar gás de urânio em centrífugas da usina de Fordow, informou a TV estatal nesta quarta-feira (6), em um aprofundamento das medidas do país para se afastar dos compromissos assumidos no histórico acordo nuclear de 2015.

O pacto internacional proibia materiais nucleares em Fordow, mas, com a injeção de gás, a instalação terá seu status alterado: de autorizada a pesquisas para local com atividade nuclear.

Leia também

"Com a presença de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica, o Irã começou a injetar gás (de urânio) em centrífugas de Fordow", informou a TV.

O presidente do país, Hassan Rouhani, que estruturou o acordo, culpou os Estados Unidos pela redução dos compromissos nucleares iranianos, alegando que a usina de Fordow voltaria em breve com o trabalho de enriquecimento de urânio.

Publicidade

"O quarto passo do Irã na redução de seus compromissos do Plano de Ação Conjunto Global ao injetar gás em 1.044 centrífugas começa hoje. Graças à política dos EUA e seus aliados, Fordow voltará em breve à sua operação completa", tuitou Rouhani.

O Irã concordou em 2015 em transformar a usina de Fordow em um "centro nuclear, científico e de física", no qual 1.044 centrífuga eram usadas com propósitos que não o enriquecimento, como produção de isótopos estáveis, que têm vasta aplicabilidade civil.

Publicidade

No ano passado, o presidente norte-americano, Donald Trump, retirou os EUA do acordo sob a alegação de que o pacto beneficiava o Irã. Desde então, o governo Trump renovou e intensificou as sanções impostas ao país do Oriente Médio, reduzindo em mais de 80% as vendas de petróleo bruto iraniano, vital para a economia da nação.

Em resposta, o Irã contornou as restrições do acordo uma a uma, incluindo a violação do limite máximo de urânio enriquecido armazenado e do nível de enriquecimento.

"O Irã deu o quarto passo para diminuir seus compromissos nucleares com o acordo em reação ao aumento da pressão dos EUA e da inatividade por parte dos partidos europeus para salvar o acordo", acrescentou a TV estatal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.