Irã convida EUA para participar de investigação de acidente
Governo iraniano convida autoridade de transportes norte-americana a participar das investigações sobre acidente com Boeing que caiu perto de Teerã
Internacional|Fábio Fleury, do R7
O governo do Irã anunciou, nesta quinta-feira (9) que convidou a NTSB, a autoridade de transportes dos EUA, a participar dos esforços de investigação do acidente do avião da Ukrainian Airlines que caiu após decolar de Teerã, capital do país, na madrugada de quarta, matando as 176 pessoas a bordo.
Leia também
O Irã também convidou o governo do Canadá, país que teve 63 mortos entre os passageiros, e a Boeing, fabricante do modelo 737-800, para participar do processo. Um convite para a Ucrânia, país-sede da companhia aérea dona da aeronave, já havia sido feito.
Segundo a CNN, a NTSB afirmou que irá enviar um representante para acompanhar a investigação. Em nota, o órgão disse que "não irá especular sobre os motivos da tragédia", que nesta quinta foi atribuído a um suposto ataque com mísseis terra-ar iranianos.
A entidade recebeu o convite iraniano porque os EUA são o país onde o avião foi produzido. A França também foi chamada a participar, por ter sido o local de fabricação dos motores da aeronave.