Irmão do 'Leão do Panjshir' nega derrota da resistência para Talibã
Segundo Ahmad Wali Massoud, grupo fundamentalista não conseguiu tomar a única província afegã que ainda não controla
Internacional|Do R7
Ahmad Wali Massoud, irmão de Ahmad Shah Massoud, o chamado "Leão do Panjshir", desmentiu nesta terça-feira (7) que os talibãs conseguiram derrotar a resistência na única das 34 províncias do Afeganistão que não controlam.
Os talibãs chegaram com terroristas estrangeiros e tomaram uma rota para Panjshir, mas ninguém pense que porque tomaram a estrada, tomaram Panjshir. Não conseguiram", disse Massoud Massoud, durante conferência realizada em Genebra, na Suíça, organizada por uma universidade.
O irmão do "Leão do Panjshir — herói de guerra afegão, que lutou contra a presença soviética durante os anos 70 e 80 e depois contra o regime talibã, nos anos 90 — lembrou que a província tem muitas montanhas de difícil acesso, onde foram estabelecidas bases da resistência.
Leia também: FRN: conheça o grupo antitalibã que ainda resiste no Afeganistão
"Temos milhares de combatentes no vale. Já vi várias vezes essa situação, com os soviéticos, os comunistas e os talibãs, mas a resistência sempre prevaleceu", garantiu Massoud.
Convidado para analisar a situação do Afeganistão, o irmão do líder militar afirmou que o grupo fundamentalista, anteriormente, abriu diálogo com as lideranças de Panjshir, que aceitaram sentar à mesa, mas depois foram alvo de ofensiva que visava a tomada da província.
Ontem, os talibãs anunciaram que tinham conseguido vencer a resistência em Panjshir, com isso, estava encerrada a guerra no Afeganistão. O comando da resistência, no entanto, negou a derrota e indicou que os combates seguiam acontecendo.
Leia também: Conheça o Talibã, grupo radical que está no controle do Afeganistão
"Panjshir não aceitou as reinvindicações deles, assim, seguem lutando", disse Massoud.
A resistência na província é comandada pelo ex-presidente afegão, Amrullah Saleh, que havia se autoproclamado o novo chefe de governo do país, com a fuga de Ashraf Ghani, ocorrida após a tomada de Cabul.
Além disso, está no comando das forças, Ahmad Massoud, filho de Ahmad Shah Massoud, o "Leão de Pansjhir".