Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel conclui construção de cerca na fronteira com a Faixa de Gaza

Obra levou três anos para ser concluída e conta com recursos tecnológicos como câmeras, radares e outros sensores

Internacional|

Israel conclui cerca que separa seu território da Faixa de Gaza após três anos
Israel conclui cerca que separa seu território da Faixa de Gaza após três anos Israel conclui cerca que separa seu território da Faixa de Gaza após três anos

Israel anunciou nesta terça-feira (7) que concluiu, após três anos de construção, a cerca que separa seu território da Faixa de Gaza, um enclave palestino governado pelo movimento islâmico Hamas.

Com cerca de 65 km e equipada com centenas de câmeras, radares e outros sensores, "constitui uma 'parede de ferro' [...] entre a organização terrorista [Hamas] e os residentes do sul de Israel", disse o ministro da Defesa, Benny Gantz, durante uma cerimônia.

O muro "dará aos cidadãos israelenses uma sensação de segurança", disse Gantz em comunicado emitido de seu gabinete.

A cerca tem uma parte subterrânea, para evitar a escavação de túneis entre o enclave e o território israelense, e também uma parte no mar, "conectada a um sistema de armas controlado remotamente", segundo o texto.

Publicidade
Muro construído por Israel na fronteira com a Faixa de Gaza conta com câmeras e sensores
Muro construído por Israel na fronteira com a Faixa de Gaza conta com câmeras e sensores Muro construído por Israel na fronteira com a Faixa de Gaza conta com câmeras e sensores

O país hebreu impôs rígido bloqueio à Faixa de Gaza desde que o movimento armado Hamas chegou ao poder, em 2007.

Israel e Gaza lutaram quatro guerras desde 2008, a última das quais, em maio de 2021, deixou 260 mortos em Gaza — vítimas dos bombardeios israelenses —, de acordo com autoridades locais, e 13 mortos em Israel, por foguetes disparados do enclave palestino, segundo a polícia e militares.

Publicidade

Leia também

Cerca de 2 milhões de pessoas vivem na Faixa de Gaza. Do outro lado de Israel também está sendo construída uma barreira para separar as terras do país da Cisjordânia, território palestino ocupado por forças israelenses desde 1967.

Além disso, Israel também levantou uma cerca em sua fronteira com o Egito.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.