Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel convoca embaixador do Chile para explicar recusa de presidente Gabriel Boric

O mandatário chileno desmarcou um compromisso com o diplomata israelense após a morte de um adolescente palestino na Faixa de Gaza

Internacional|

O presidente do Chile, Gabriel Boric, em discurso no país
O presidente do Chile, Gabriel Boric, em discurso no país O presidente do Chile, Gabriel Boric, em discurso no país

O governo de Israel convocou o embaixador do Chile no país para uma "conversa de repreensão", em protesto contra a decisão do presidente da nação sul-americana, Gabriel Boric, de se recusar, na última quinta-feira (15), a receber o embaixador israelense, Gil Artzyeli, no Palácio de La Moneda.

"Israel vê com gravidade o comportamento desconcertante e sem precedentes do Chile", indicou o Ministério das Relações Exteriores de Israel, por meio de comunicado. "Prejudica seriamente as relações entre os países", completou a nota oficial.

Artzyeli havia sido convocado a entregar as credenciais ao presidente, mas, segundo a mídia chilena, Boric teria recusado a visita após ter sido informado do suposto assassinato de um adolescente palestino em uma operação do exército israelense.

Segundo relatos, esse fato fez com que a ministra das Relações Exteriores chilena, Antonia Urrejola, informasse o embaixador da decisão do presidente de adiar a apresentação de credenciais.

Publicidade

Diante disso, o embaixador chileno em Israel, Jorge Carvajal, foi convocado para ir neste domingo (18) à sede da diplomacia israelense, para uma "conversa de repreensão", em que será apresentado o posicionamento de Israel sobre o assunto.

Fontes da chancelaria chilena confirmaram à Agência Efe que, após a negativa de Boric, a subsecretária de Relações Exteriores do Chile, Ximena Fuentes, se reuniu com o embaixador israelense.

Publicidade

O episódio gerou tensão diplomática entre os dois países. A senadora Carmen Gloria Aravena, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Chile-Israel, formado por outros 14 senadores de diversas bancadas, declarou que o ocorrido "não é apenas uma afronta a um país com o qual o Chile mantém uma longa e estreita amizade, mas também põe em risco as relações bilaterais".

O Chile é o país com a maior comunidade palestina fora do mundo árabe, com mais de 500 mil pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.