Israel grampeia suposta conversa em que Hamas descobre que míssil que atingiu hospital partiu de Gaza
Diálogo entre terroristas revela que foguete partiu de cemitério que fica atrás do centro de saúde onde cerca de 300 morreram
Internacional|Do R7
As Forças de Defesa de Israel divulgaram, nesta quarta-feira (18), a gravação de uma suposta conversa entre dois terroristas do Hamas em que um dos membros da organização criminosa confirma a um líder que a origem do míssil que atingiu o hospital Al-Ahli Arab, também conhecido como Al-Ma’amadani, foi a própria Faixa de Gaza — leia a conversa abaixo.
No diálogo entre os dois extremistas, cujas identidades foram suprimidas, um diz ao outro que se trata da "primeira vez que vemos um míssil como esse cair e é por isso que estamos dizendo que pertence à Jihad Islâmica da Palestina”. A reportagem os identificou como "terrorista 1 do Hamas" e "terrorista 2 do Hamas".
Em seguida, o terrorista avisa que a Jihad Islâmica disparou o foguete "a partir do cemitério que fica atrás do hospital", palco de um massacre de cerca de 300 pessoas, entre doentes, crianças e mulheres.
Centenas de pessoas que estavam no centro de saúde ontem morreram. O ataque mudou a agenda do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no Oriente Médio, que teve o encontro com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na Jordânia cancelado.
Biden também não vai mais se reunir com o rei da Jordânia, Abdullah 2º, nem com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi.
Leia abaixo a transcrição e a tradução da conversa telefônica na íntegra:
Terrorista 1 do Hamas: Estou dizendo ser a primeira vez que vemos um míssil como esse cair e é por isso que estamos dizendo que pertence à Jihad Islâmica da Palestina.
Terrorista 2 do Hamas: O quê?
Terrorista 1 do Hamas: Eles [Israel] estão dizendo que pertence à Jihad Islâmica da Palestina.
Terrorista 2 do Hamas: E é nosso mesmo [da Jihad Islâmica]?
Terrorista 1 do Hamas: Parece que sim.
Terrorista 2 do Hamas: Quem disse isso?
Terrorista 1 do Hamas: Eles estão dizendo que os estilhaços do míssil são de um artefato local, e não estilhaços característicos de mísseis israelenses.
Terrorista 2 do Hamas: O que você está dizendo [nome suprimido]?
Pausa e silêncio.
Terrorista 2 do Hamas: Pelo amor de Deus, esse foguete não poderia ter encontrado outro lugar para explodir?
Terrorista 1 do Hamas: Deixa para lá, sim. [Nome suprimido], eles [Jihad Islâmica] dispararam a partir do cemitério que fica atrás do hospital [Al-Ahli, que foi atingido].
Terrorista 2 do Hamas: O quê?
Terrorista 1 do Hamas: Eles dispararam o foguete do cemitério que fica atrás do hospital Al-Ma’amadani e ele falhou e caiu sobre eles.
Terrorista 2 do Hamas: Tem um cemitério atrás do hospital?
Terrorista 1 do Hamas: Sim, o hospital Al-Ma’amadani fica exatamente no complexo.
Pausa e silêncio.
Terrorista 2 do Hamas: Onde fica [o cemitério] quando você entra no complexo?
Terrorista 1 do Hamas: Primeiro, você entra no complexo e não vá em direção à cidade. Ele fica do lado direito do Hospital Al-Ma’amadani.
Terrorista 2 do Hamas: Sim, eu sei onde é.