Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Israel lança ataque ao centro de Beirute pela primeira vez, dizem agências

Até agora, as ofensivas à capital libanesa contra militantes do Hezbollah estavam limitadas aos subúrbios do sul

Internacional|Do R7

Ataque a subúrbio que concentra militantes do Hezbollah Reprodução/Telegram/Israel Today

Israel realizou um ataque aéreo no centro de Beirute, no Líbano, perto de Kola, nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (30), no horário local. É a primeira vez que uma ofensiva contra militantes do Hezbollah atingiu a capital libanesa fora dos subúrbios do sul desde 2006, segundo agências internacionais. Duas pessoas teriam morrido.

Na troca de fogo contra a milícia xiita radical, que iniciou após a guerra em Gaza contra o grupo terrorista Hamas ter sido desencadeada, o exército israelense, até então, tinha como alvo subúrbios da capital, além de outras regiões do Líbano.

O cruzamento de Kola é um ponto de referência popular em Beirute, onde táxis e ônibus se reúnem para pegar passageiros que ficam aguardando no local. É um distrito com uma avenida movimentada repleta de lojas e prédios residenciais.

De acordo com as agências, as primeiras fotos do local do ataque mostraram dois andares de um prédio de apartamentos completamente destruído. O som da explosão foi ouvido em toda a cidade, afirmou o jornal britânico The Guardian.


O ataque aéreo colocou em dúvida quais áreas de Beirute ainda estavam a salvo da expansão da campanha aérea de Israel, dizem as agências.

Neste domingo (29), exército israelense bombardeou novos alvos no Líbano contra a milícia xiita radical libanesa Hezbollah, dois dias após matar o chefe do movimento pró-iraniano, Hasan Nasrallah. A ofensiva no domingo deixou 105 mortos em um dia, de acordo com autoridades libanesas.


A aviação militar israelense “atacou dezenas de alvos terroristas em território libanês nas últimas horas”, informou um porta-voz militar no Telegram.

Após ampliar ofensiva contra o Hezbollah no Líbano, Israel lançou ataques aéreos contra usinas de energia e um importante porto marítimo no Iêmen, para atingir os rebeldes houthis apoiados pelo Irã, que reivindicaram o lançamento de um míssil contra o aeroporto de Tel Aviv. Quatro pessoas morreram, segundo a imprensa controlada pelos houthis.


As Forças Aéreas de Israel informaram neste domingo (29), em um comunicado postado no X, que “em uma operação aérea de grande escala, dezenas de aeronaves, incluindo caças, aviões de reabastecimento e inteligência atacaram alvos militares do regime terrorista Houthi nas áreas de Ras Issa e Hodeidah no Iêmen”.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.