Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Israel põe na mesa 'duas condições' que poderiam acabar 'hoje' com a guerra; saiba quais são

Conflito começou em 7 de outubro, quando terroristas do Hamas praticaram uma série de ataques em solo israelense

Internacional|Do R7, com AFP

Guerra na Faixa de Gaza chega hoje ao 59º dia
Guerra na Faixa de Gaza chega hoje ao 59º dia Guerra na Faixa de Gaza chega hoje ao 59º dia

Um porta-voz do governo de Israel afirmou nesta segunda-feira (4) que, caso fossem atendidas, "duas condições" poderiam encerrar "hoje" a guerra em Gaza contra os terroristas do Hamas.

"A guerra [em Gaza] pode terminar hoje e imediatamente sob duas condições que não podem ser negociadas. Primeira [condição]: o Hamas deve liberar todos os sequestrados, sem exceção. Segunda [condição]: os líderes do Hamas devem se render, e essa organização terrorista deve ser desmantelada", disse Ofir Gendelman, durante uma entrevista coletiva em Tel Aviv.

O conflito chega hoje ao 59º dia com o que o porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), Daniel Hagari, chamou de "nova fase". A ofensiva terrestre, antes restrita ao norte do território, agora também está no sul.

Outro porta-voz militar, Jonathan Conricus disse que Israel "não está tentando mover ninguém de lugar permanentemente".

Publicidade

"Fornecemos uma zona humanitária designada dentro da Faixa de Gaza", disse Conricus, referindo-se a uma pequena área costeira chamada Al-Mawasi.

A guerra é uma resposta israelense ao ataque-surpresa coordenado pelo Hamas ao seu território, em 7 de outubro. Os terroristas mataram cerca de 1.200 pessoas e sequestraram em torno de 240 israelenses e estrangeiros.

Publicidade

O governo prometeu eliminar o Hamas e garantir que grupos na Faixa de Gaza não voltem a representar uma ameaça para o povo israelense. 

Uma trégua mediada pelo Catar, pelo Egito e pelos EUA permitiu a libertação de 110 reféns entre 24 de novembro e 1º de dezembro. No entanto, o Exército diz que 137 pessoas continuam nas mãos dos terroristas agora e que o objetivo das ações militares é justamente o resgate de todas elas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.