Israel realiza operação dentro do hospital Al-Shifa
Local estava cercado pelo Exército israelense por suspeita de abrigar um posto estratégico dos terroristas do Hamas
Internacional|Do R7, com AFP
O Exército de Israel lançou nesta quarta-feira (15) uma operação “direcionada” dentro do Al Shifa, o maior hospital da Faixa de Gaza, onde, segundo Israel e os Estados Unidos, há um posto de comando estratégico dos terroristas do Hamas.
“As forças de defesa israelenses estão conduzindo uma operação direcionada e precisa contra o Hamas em um setor específico do hospital Al Shifa”, disse o exército em comunicado.
O exército tem no local “equipas médicas e pessoas de língua árabe que foram treinadas especificamente para este ambiente sensível e complexo e com o objectivo de garantir que nenhum dano seja causado aos civis usados pelo Hamas como escudos humanos”, acrescentou, sem especificar os objetivos.
Milhares de pessoas estão no hospital, incluindo pacientes, médicos e civis deslocados pela guerra entre Israel e os terroristas do Hamas.
O diretor do hospital Al-Shifa afirmou que pelo menos “179 corpos” foram enterrados terça-feira (14) numa vala comum dentro do complexo.
“Há corpos espalhados pelos corredores do complexo hospitalar e as salas frigoríficas das morgues já não têm” eletricidade, disse o diretor Mohamad Abu Salmiya antes desta operação.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, o exército israelense havia enviado uma notificação informando sobre a intenção de entrar no hospital, que se tornou o centro do conflito que eclodiu em 7 de outubro.