Itália: Coalizão de populistas e centro-esquerda tira Salvini de cena
O anúncio do acordo vem justamente no prazo final antes que o presidente da Itália, Sergio Matarella, do PD, convocasse novas eleições
Internacional|Beatriz Sanz, do R7

O Partido Democrata (PD), de centro-esquerda, e o populista Movimento 5 Estrelas, antigos inimigos na política italiana, anunciaram nesta quarta-feira (28) que chegaram a um acordo e formarão um governo de coalizão juntos.
O anúncio vem justamente no prazo final antes que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, do PD, convocasse novas eleições.
Leia também
Ficou acordado entre os dois partidos que o advogado Giuseppe Conte será reconduzido ao cargo de primeiro-ministro. Até a manhã da última terça-feira (27) essa decisão ainda estava empacando a finalização do acordo.
Porém o PD não concordou em ceder um ministério para Luigi di Maio, como acontecia no acordo anterior do M5S com a Liga, um partido de extrema-direita.
Salvini posto de lado
O acordo inesperado entre PD e M5S foi feito justamente para impedir que o líder da Liga, Matteo Salvini, convocasse novas eleições.
As pesquisas mostram que durante a coalização com o M5S, a popularidade de Salvini e de seu discurso anti-imigração cresceu e ele poderia vencer novas eleições, caso elas acontecessem.














