Itália diz que 'UE não existe' por não realocar 150 imigrantes
Países foram criticados por não terem chegado a nenhuma solução concreta para repartir os 150 imigrantes que não podem desembarcar
Internacional|Do R7
O Governo da Itália afirmou nesta sexta-feira que "a União Europeia (UE) não existe" porque não é capaz de acordar a realocação de 150 imigrantes que estão retidos desde segunda-feira na embarcação militar "Diciotti" em Catania (Sicília).
Fontes do Ministério do Interior afirmaram que a reunião realizada hoje em Bruxelas com altos funcionários dos Estados-membros para analisar a gestão dos fluxos migratórios "terminou sem nenhum resultado".
"Está é a enésima demonstração de que a União Europeia não existe. Nenhum Estado-membro quis assinar um comunicado, também porque não há as bases para um acordo que defina uma nova linha sobre resgates, desembarques e realocação de imigrantes", sublinharam.
As fontes criticaram o fato de os países europeus não terem chegado a nenhuma solução concreta para repartir os 150 imigrantes, a maioria eritreus, que esperam desde segunda-feira em Catania uma autorização do Governo italiano para poder desembarcar.
"Dado que a Itália, nos últimos anos, acolheu 700 mil cidadãos estrangeiros, a linha do Ministério do Interior não muda. Da embarcação barco 'Diciotti' não desembarca ninguém. Sobre isto, o Governo está unido", reiteraram.
As mesmas fontes anteciparam que o ministro do Interior, o ultradireitista Matteo Salvini, se reunirá com o primeiro-ministro húngaro, o nacionalista Viktor Orbán, em 28 de agosto em Milão para abordar soluções à crise migratória.