Itália vai garantir reconstrução do teatro alvo de bombardeio na Ucrânia
Local, que funcionava como abrigo para mais de mil pessoas, foi parcialmente destruído após ataque aéreo
Internacional|Do R7
O ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, anunciou nesta quinta-feira (17) que o gabinete de governo do país aprovou proposta para destinar meios e recursos para a reconstrução do teatro da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia.
O equipamento cultural foi bombardeado pelas forças militares da Rússia, mesmo estando servindo de refúgio para, pelo menos, mil pessoas.
"A Itália está pronta para reconstruir o Teatro de Mariupol. Foi aprovada pelo Conselho de Ministros minha proposta para oferecer à Ucrânia meios e recursos para reconstruí-lo quando for possível. Os teatros de cada país pertencem a toda a humanidade", escreveu Franceschini, em postagem no Twitter.
A instalação cultural foi bombardeada e reduzida a escombros na última quarta-feira (16), quando servia de abrigo para crianças e mulheres.
Nesta quinta-feira, o deputado Serhiy Taruta afirmou, em postagem no Facebook, que o 'bunker' subterrâneo no teatro "resistiu" e que as pessoas que estavam no local sobreviveram a um bombardeio.
Mariupol, que fica na região pró-russa de Donetsk, vem sendo alvo de ações das tropas russas desde o início da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/italia-vai-garantir-reconstrucao-do-teatro-alvo-de-bombardeio-na-ucrania-28062022"]