Rússia x Ucrânia

Internacional Japão mobiliza caças após detectar duas aeronaves russas perto de sua costa

Japão mobiliza caças após detectar duas aeronaves russas perto de sua costa

Tóquio aplica sanções econômicas e financeiras contra Moscou desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro do ano passado

AFP
Força Aérea do Japão mobilizou caças após detectar duas aeronaves russas perto de sua costa

Força Aérea do Japão mobilizou caças após detectar duas aeronaves russas perto de sua costa

Ministério da Defesa do Japão/AFP - 25/05/2023

O Japão mobilizou caças nesta quinta-feira (25) depois de detectar duas aeronaves russas de "reconhecimento" perto de sua costa, uma no oceano Pacífico e outra no mar do Japão, anunciou o Estado-Maior japonês em um breve comunicado.

"Em resposta, aviões de combate (...) da Força Aérea de Autodefesa e outras unidades foram mobilizados", acrescentou.

Este incidente, que não é o primeiro do gênero, ocorre poucos dias depois da participação do presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, da cúpula do G7, organizada em Hiroshima (oeste do Japão), e durante a qual todos os países-membros reafirmaram seu apoio a Kiev contra a invasão russa.

O Japão aplica sanções econômicas e financeiras contra Moscou, estabelecidas pelo G7 e outros países ocidentais desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, há 15 meses.

Até recentemente, Tóquio tentou melhorar as relações com Moscou, mas agora vê o poder militar da Rússia no Extremo Oriente e sua cooperação com a China como uma séria ameaça à segurança de seu território.

Em maio de 2022, caças russos e chineses voaram juntos perto do Japão, pouco antes de os líderes do grupo Quad, uma aliança informal de segurança da Ásia-Pacífico que inclui Austrália, Índia, Japão e Estados Unidos, se reunirem em Tóquio.

Do lixo ao luxo: saiba quais são os países mais e menos miseráveis do mundo

Últimas